12 de outubro, 2023

2023-10-12reitor2.jpg

Cerca de 4,4 milhões de peregrinos estiveram em Fátima, entre maio e outubro de 2023

Dados foram apresentados, esta tarde, pelo reitor do Santuário de Fátima, num encontro com os jornalistas onde se antecipou a peregrinação deste 12 e 13 de outubro.

O reitor do Santuário de Fátima apresentou, esta tarde, dados sobre a afluência de peregrinos neste ano de 2023, que registou um aumento significativo na presença de grupos na Cova da Iria. Num encontro com os jornalistas presentes na Cova da Iria para a Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, o responsável adiantou ainda que as intenções pela paz no mundo e pela Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos farão parte das orações desta peregrinação.

Ao lembrar a recuperação no número de peregrinos que se registou no ano passado, após os anos de pandemia, o padre Carlos Cabecinhas fez saber que, entre 1 de maio e 10 de outubro deste ano estiveram na Cova da Iria cerca de 4,4 milhões de peregrinos.

“É um aumento significativo em relação a 2022, mas que nos deixa um pouco aquém dos números que se verificaram em 2019”, comparou o reitor do Santuário, dando nota da recuperação no número de grupos de peregrinos estrangeiros, com a Espanha a ser a nacionalidade com maior expressão, seguida da Itália e da Polónia. Sobre a afluência de peregrinos, o padre Carlos Cabecinhas sublinhou ainda a presença de grupos vindos da Ucrânia; o regresso dos grupos provenientes da Ásia, em especial da Coreia do Sul; e a “presença muito significativa” de grupos provenientes dos Estados Unidos da América.

Questionado sobre as intenções que se terão presentes nesta Peregrinação, o reitor do Santuário adiantou que o tema da paz e a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que decorre em Roma, acompanharão a oração que se fizer na Cova da Iria, por estes dias.

“Tínhamos o drama da guerra na Ucrânia e agora temos o drama da guerra em Israel e nos territórios palestinianos, nomeadamente na Faixa de Gaza. São situações que nos preocupam de forma muito especial e às quais não podemos, de modo algum, ficar indiferentes”, explicou.

No final, o sacerdote sublinhou o facto desta peregrinação ser presidida pelo cardeal D. Américo Aguiar, que foi também o responsável pela Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023 (JMJ Lisboa).

“Ao convidar o senhor D. Américo para esta peregrinação era também objetivo manter o tema da JMJ Lisboa presente no horizonte da Igreja em Portugal e de Fátima. Foi um acontecimento marcante para o país e para a Igreja em Portugal e cujo dinamismo não queremos deixar perder”, concluiu.

 

PDF

HORÁRIOS

20 jul 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.