29 de julho, 2018

D0240556.jpg

 

Ciclo do órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima presenteia peregrinos com Bach e Vierne

Recital de Sílvio Vicente é este domingo, dia 29 de julho

 

Realiza-se no próximo domingo, dia 29 de julho, o recital do organista Sílvio Vicente, integrado no Ciclo do Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Organista do Santuário irá interpretar Passacaglia em Dó menor de J. S. Bach (1685-1750), BWV 582 e Symphonie nº 2, andamento 1 – Allegro de L. Vierne (1870-1937), op. 20.

Este recitais, de carácter informal, acontecem no último domingo de cada mês, pelas 15h30, e têm a duração aproximada de 25 minutos.

A iniciativa foi pensada para surpreender o peregrino com a música dos organistas do Santuário interpretada no grande órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades deste instrumento, exploradas pelos músicos que aqui trabalham diariamente.

Sílvio Vicente, organista do Santuário de Fátima desde 2009, é licenciado em Música, performance em órgão, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a orientação de António Mota. Além da vertente técnica, interpretação e improvisação neste instrumento, estudou também Composição com Isabel Soveral e Direção coral e de orquestra com António Vassalo Lourenço.

Iniciou o seu percurso musical aos 8 anos, sendo admitido, em 2001, na Escola de Música do Santuário de Fátima, na classe de órgão de Nicolas Roger. No ano de 2010, participou num estágio intensivo sobre técnicas de construção e manutenção de órgãos, em Barcelona, na oficina Gerhard Grenzing. Tem participado em diversas Master-Classes de aperfeiçoamento orientadas por diversos organistas internacionais, como Montserrat Torrent, Juan de la Rubia, Franz Josef Stoiber e Johann Vexo.

Paralelamente à sua atividade profissional, é também compositor. Em 2012, criou um ensemble vocal, Auri Voces, formação dedicada à interpretação de música contemporânea (séculos XX e XXI). Além do conjunto de obras instrumentais que assinou, para este ensemble compôs várias obras, algumas de temática sacra, a cappella.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética.

 

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 ago 2019

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.