17 de maio, 2019

2019-04-30_Coloquio_1.jpg

 

Colóquio sobre a poética de Fátima leva acontecimento e mensagem até à Universidade Católica

Iniciativa conjunta entre o Santuário de Fátima e a Cátedra Poesia e Transcendência, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica realiza-se a 18 de maio

 

“A poética de Fátima” é o título do colóquio que será promovido no próximo dia 18 de maio, numa iniciativa conjunta do Santuário de Fátima e da Cátedra Poesia e Transcendência, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica.

A iniciativa, que decorrerá no Auditório Carvalho Guerra, no Campus Foz, na Universidade Católica, no Porto, pretende aflorar, numa perspetiva teológica e histórica, o acontecimento e a mensagem de Fátima, levando-os para fora do espaço do Santuário.

Para além dos encontros científicos que têm lugar em Fátima, o Santuário, através do Departamento de Estudos, tem procurado incentivar a realização de fóruns de reflexão cientifica e académica noutros lugares do País. Acontece agora com este colóquio em maio e acontecerá também em junho na Sociedade de Geografia de Lisboa, através de Seminário intitulado Caminho de Peregrinações, que se realizará nos dias 6 e 7 de junho.

O colóquio “A poética de Fátima” integra quatro conferências: “A poética ritualidade de Fátima: por entre as artes do tempo e as artes do espaço”, por Marco Daniel Duarte; “António Botto, Mário Beirão e mais algumas metamorfoses de Fátima”, por Ruy Ventura; “Diálogos em silêncio. O desejo do Deus minúsculo na obra poética por escrever de Francisco Marto”, por Pedro Valinho Gomes; e “Dar graças pelo dom de Fátima: o desdobramento de uma poética”, por José Rui Teixeira. 

No final do colóquio haverá ainda espaço para a apresentação do livro de Ruy Ventura: Sob os braços da azinheira. Leituras de Fátima, que será feita pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.