10 de dezembro, 2018

2018-12-10_Concerto_de_Natal_2.jpg

Concerto de Natal do Santuário realiza-se no próximo domingo

Coro Orquestra do Conservatório de Música e Artes dos Centro e Orquestra Bomtempo vão ser os intérpretes, sob a direção de Cesário Costa

 

No próximo domingo, 16 de dezembro, às 15h00, tem lugar, no anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, o Concerto de Natal do Santuário de Fátima, que contará com a presença do Coro Orquestra do Conservatório de Música e Artes do Centro e da Orquestra Bomtempo, sob a direção do maestro Cesário Costa.

Em estreia absoluta estará a peça “Pastoral de Natividade” – do compositor português Sérgio Azevedo –, para coro de crianças, oboé e orquestra de cordas, sobre melodias e textos da tradição oral portuguesa, onde “a pureza e ingenuidade das vozes brancas das crianças alia-se a uma escrita orquestral, harmónica, melódica e rítmica sofisticada, por vezes até complexa”, lê-se na descrição do autor.

A “Abertura em Ré M”, de António Leal Moreira (1758-1819) e a peça “Os Pássaros”, do compositor italiano Ottorino Respighi (1879-1936), que se segue, serão interpretadas com orquestra clássica, pela Orquestra Bomtempo, que iniciou a sua atividade na temporada de 2017/2018. Desde então, esta formação já se apresentou em Ourém, Batalha, Fátima, Pombal, tendo também participado no Festival de Música do Centro, bem como, mais recentemente, no Festival de Órgão de Santarém.

A par da orquestra, estará em palco o coro, constituído por cerca de 240 crianças que integram o Conservatório de Música e Artes do Centro, que centra a sua ação no desenvolvimento das artes, com especial enfoco no ensino oficial da música, e que atualmente congrega mais de 3 mil alunos em projetos internos e de itinerância.

Na direção, estará o maestro Cesário Costa, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Bomtempo, que desde 1997 já dirigiu inúmeras formações nacionais e estrangeiras, entre as quais: a Orquestra do Algarve; a Orquestra Clássica do Sul; a Orquestra Sinfónica Portuguesa; a Orquestra Gulbenkian; a Orquestra Sinfónica do Porto, Casa da Música; a Orquestra Metropolitana de Lisboa; a Orquestra de Câmara da Rádio Romena; a Berliner Symphoniker; a Royal Philharmonic Orchestra e a Orquestra Sinfónica de Nuremberga. Depois de concluir, em Paris, o Curso Superior de Piano, estudou Direção de Orquestra, completando com nota máxima a licenciatura e o mestrado na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha.

O concerto de Natal do Santuário de Fátima tem entrada livre.

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.