06 de dezembro, 2019

2019-12-06_Concerto_Natal2.jpg

Concerto de Natal do Santuário vai juntar coros de Portugal e do Brasil

Evento acontece a 15 de dezembro, às 15h00, no Anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI e tem entrada livre.

 

O Concerto de Natal do Santuário, agendado para 15 de dezembro, às 15h00, vai juntar no palco do Anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI o Grande Coral de Natal, do Brasil, e o Vox Laci, de Portugal, sob a direção de Isak Lucena e acompanhamento ao piano de Douglas Nascimento.

Os dois coros irão interpretar obras alusivas à época natalícia, de compositores como: Felix Mendelssohn-Bartholdy, Johan Pachelbel, Johann Sebastian Bach, terminando com a “Noite Feliz”, de Franz Xavier Gruber. No alinhamento, está também, em estreia absoluta, a peça “No Natal, do compositor Helder Oliveira, laureada com o 1º Prémio no concurso internacional “A Hymn for Mercy 2019”, que decorreu na Irlanda.

O Grande Coral de Natal (foto acima) é uma iniciativa do Maestro Isak Lucena, que visa unir cantores de diversos coros da cidade de Natal, no Brasil, para realização de concertos especiais com músicas natalícias. Desde 2002, tem realizado vários concertos anuais à volta do tema do Natal, contando, atualmente, com cerca de 230 cantores. A partir de 2016, o Grande Coral de Natal (GCN) passou a realizar concertos especiais em outras cidades/estados do Brasil, juntamente com coros locais, visando a integração dos grupos através da música coral, a divulgação e execução do repertório tradicional natalício mundial. O Concerto de Natal do Santuário integra a primeira digressão do GCN em Portugal, apresentando-se com cantores dos estados brasileiros do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e com a presença da maestrina Maura di Carli.

Do território nacional, virá o projecto Vox Laci – fundado em 1996 pelas mãos do maestro Myguel Santos e Castro -, uma formação que assume como principal objetivo abrir as portas do mundo musical coral a quem dele gostasse de fazer parte. Em 2002, surgiram, no âmbito deste projeto, o Coro dos Pequenininhos (dos 3 aos 7 anos) e o Coro Juvenil (dos 12 aos 17 anos), dois espaços que trouxeram duas novas linguagens. Através das suas diferentes formações, os coros Vox Laci recebem todos aqueles que tenham o mínimo de sensibilidade musical, independentemente dos seus conhecimentos de música ou do seu treino vocal.

O maestro Isak Lucena, que neste concerto vai assumir a direção dos dois coros, é licenciado em Marketing, mestre em Psicologia, professor emérito da Universidade Potiguar – UnP/Laureate Universities e membro da Federação Internacional de Música Coral – IFCM. Estudou Órgão e Canto no Conservatório de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e participou em diversos Cursos/Masterclasses de Regência Coral no Brasil e estrangeiro. Tem participado em Festivais de diversos estados no Brasil, na Argentina, Paraguai, Portugal, Espanha, Itália e Coreia do Sul. Em 2017, representou o Brasil no 11º Simpósio Mundial de Música Coral (Barcelona). Atualmente, dirige o Grande Coral de Natal, os Coros da Universidade Potiguar, “Som das Águas”, “Luz do Sol” da Universidade Aberta a Terceira Idade, Coral Redenção e o Coral do Sistema FECOMERCIO – SESC/SENAC.

O Concerto de Natal do Santuário tem entrada livre.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.