17 de abril, 2019

_Concerto da Pascoa 2019 _foto_coro _EVPM.jpg

 

Concerto de Páscoa traz Ensemble Vocal Pro Musica a Fátima

Santuário promove momento de fruição musical no dia 28 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher o concerto de Páscoa, promovido pelo Santuário, que se realiza no dia 28 de abril, às 15h30, com entrada livre.

O concerto do Grupo Ensemble Vocal pro Música, da cidade do Porto, dirigido por José Manuel Pinheiro, contará com a participação das sopranos Joana Costa e Marta Gonçalves, dos tenores Cliff Pereira e Mário Sousa e do baixo Gonçalo Nogueira. O coro será acompanhado ao Piano por Filipe Cerqueira e Miguel Hespanhol. Destaque ainda para a participação do Consort de Flautas do Bonfim, com Ana Isabel Pereira, Mafalda Fonseca, Inês Monteiro e João Rocha, com os convidados João Ricardo Freitas e António Godinho.

Do programa que será interpretado destaca-se Ave Maria, de Franz Biebl (1906-2001); várias obras de Claudio Monteverdi (1567-1643)- Messa a quattro você da capella, Cantate Domino e Christe, adoramus-Te- ; Salve Regina de Diogo Dias Melgas (1638-1700); Agnus Dei de Georges Bizet (1838-1875); Ave Verum de gabriel Fauré (1846-1924); Sanctus (da Missa de Gloria) de Giacomo Puccini (1858-1924) e várias obras de John Rutter (1945) como God be in my head ou Gaelic blessing, entre outras.

O Ensemble Vocal Pro Musica é um coro jovem, fundado na cidade do Porto, em 1991, pelo Prof. José Manuel Pinheiro, que o dirige, e por alguns dos seus alunos, tendo no momento cerca de 80 elementos ativos. O reportório que habitualmente interpreta vai do Coral Sinfónico ao Jazz, passando pela Música Latina.

Apresenta-se ao público a solo, acompanhado ao piano, em parceria com outros grupos vocais, assim como em conjunto com orquestras, procurando, em cada concerto, fugir à rotina e ao formalismo.

O diretor e fundador do coro é licenciado me Música na Universidade de Aveiro, tendo um mestrado em Choral Education na Roehampton University, de Londres.

Leciona no Conservatório de Música do Porto as disciplinas de Organologia e de Acústica Musical e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina de Classes de Conjunto.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.