31 de dezembro, 2022

2022-12-31papa2.jpg

FOTO: Papa Bento XVI junto ao túmulo de Lúcia de Jesus e Jacinta Marto, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, durante a presença do Papa em Fátima, em maio de 2010.

Contributo de Bento XVI para a interpretação de Fátima e da sua Mensagem evocado na Missa deste sábado

Reitor do Santuário, que presidiu à Missa na Basílica da Santíssima Trindade, lembrou, na homilia, os contributos que o falecido Papa emérito deixou em relação à Mensagem de Fátima.

 

A relevância dada pelo falecido Papa emérito Bento XVI a Fátima e à sua Mensagem foi evocada na Missa desta manhã, no Santuário de Fátima, pelo reitor do Santuário, que presidiu à celebração.

 “Na sua peregrinação a este Santuário, Bento XVI recordou a missão profética da mensagem de Fátima: ‘Iludir-se-ia quem pensasse que a missão profética de Fátima esteja concluída’. Deste modo, o Papa sublinhava a atualidade da mensagem de Fátima e chamava a atenção para a importância dos apelos de Nossa Senhora neste lugar”, disse, na homilia, o sacerdote, ao recordar a presença do Santo Padre na Cova da Iria, em maio de 2010, e o foco que ele deu à mensagem de Fátima, nessa e noutras ocasiões do seu pontificado.

“Quer nessa peregrinação, quer em outras ocasiões, por diversas vezes Bento XVI referiu-se a Fátima e à importância da sua mensagem. Ele caracterizou Fátima como “escola de fé” e como “Cenáculo da fé”, no qual “a Virgem Maria nos indica o caminho para a nossa oblação pura e santa nas mãos do Pai”. Mais tarde, diria que Fátima “é uma escola de fé e de esperança, porque é, também, escola de caridade e de serviço aos irmãos.”

No final, o padre Carlos Cabecinhas deu graças pela vida de Bento XVI, que qualificou como “um homem de um enorme amor à Igreja, que se gastou ao seu serviço”.

“Hoje queremos dar graças a Deus pelo seu testemunho e pela sua vida. E aqui, em Fátima, queremos também manifestar a nossa gratidão pelo carinho especial que dedicou a este Santuário e a especial atenção que deu à mensagem de Fátima, quer antes da sua eleição como Papa, quer durante o seu pontificado.”

O Papa emérito Bento XVI faleceu esta manhã, em Roma.

O Santuário de Fátima assinalará a sua morte com três toques do maior sino do carrilhão às 16h45, 17h45 e 19h45, onde será entoado o toque funebre. 

(atualizado às 13h15)

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.