13 de fevereiro, 2023

119a2215.jpg

Conversão apontada como instrumento para assumir a missão cristã

Na homilia da Missa votiva de Nossa Senhora de Fátima, o padre Francisco Pereira exortou os peregrinos a um caminho de conversão em prol de uma vida cristã mais assertiva.

 

Na homilia da Missa deste dia 13 de fevereiro, em que no Santuário se evoca as Aparições de Nossa Senhora em Fátima, o padre Francisco Pereira exortou os peregrinos, reunidos na Basílica da Santíssima Trindade, a assumirem destemidamente a missão cristã pela conversão de vida e na certeza da misericórdia de Deus e da presença de Nossa Senhora.

A partir da Palavra proclamada neste dia, o capelão do Santuário de Fátima começou por desafiar a assembleia a interrogar-se sobre o seu “lugar na história da salvação”.

“Onde estás? Escondido? Com medo do mundo, com medo do mal, com medo dos teus próprios pecados? Ou aceitas estar ali, de pé, junto à humanidade, junto ao sofrimento e à dor e à tua própria condição de pecador, mas ali, junto de Jesus, não apenas como testemunha, mas como participante deste mistério da nossa Salvação”, começou por interrogar o sacerdote, que lembrou a presença, junto à Cruz, de Nossa Senhora, que apresentou como guia para a afirmação da fé nos momentos de adversidade.

“Esta Mãe veio, aqui, há 106 anos, para nos dizer que não estamos sós e que não é o momento para nos escondermos, com medo das perseguições ou das guerras, mas é o momento de afirmarmos a nossa fé e a nossa confiança em Deus, que é misericórdia e que está sempre disposto a perdoar-nos, quando nos colocamos diante dele, para fazer este percurso de conversão.”

O presidente da celebração sublinhou a importância desta atitude de conversão e da certeza na misericórdia de Deus para o caminho de santidade que é proposto a cada batizado.

“Deus olha para nós com amor. Repara em nós, não para nos condenar ou censurar, mas para nos dar a mão e nos levantar”, disse, apelando à atenção ao outro, neste cuidado pela conversão para a santidade.

Ao lembrar a presença de Nossa Senhora na vida dos videntes de Fátima, o padre Francisco Pereira reforçou a convicção da presença da Mãe de Deus na vida de cada cristão.

“Nossa Senhora está connosco e acompanha-nos nos nossos caminhos. Está connosco de maneira afirmada e segura, para que nós possamos estar com aqueles irmãos que precisam de Deus e que precisam do nosso testemunho, e para que, à pergunta ‘onde estás’, que Deus nos faz, nós possamos responder: ‘estou no meu lugar, a cumprir a minha missão, junto de ti e dos irmãos’”, concluiu.

Neste dia 13 de fevereiro assinala-se também o 18º aniversário da morte da Irmã Lúcia de Jesus, vidente de Fátima, falecida a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos, e sobre a qual decorre o processo de canonização que, em outubro de 2022, conheceu novo desenvolvimento, com a entrega da Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis em Roma.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.