12 de junho, 2023

548a6146-1.jpg

“Convidamos os jovens a imitar Maria, a levantar-se e a partir, não adiando a decisão de participar na Jornada Mundial da Juventude e a fazer a sua inscrição os mais depressa possível!”- D. Nuno Almeida

Bispo nomeado para a diocese de Bragança-Miranda é o presidente da Peregrinação Internacional Aniversária de junho, que celebra a segunda aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos

 

O presidente das celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de junho em Fátima desafiou os peregrinos a porem em prática um amor “solícito, concreto, cheio de audácia e projetado para o dom” de si, através da disponibilidade para o outro, como forma de vencer o individualismo e o comodismo que a sociedade moderna enfrenta.

“Urge, em tempos em que predominam tentações para o individualismo e comodismo, promover uma cultura do serviço! E por onde começa esta cultura do serviço, que tudo pode enformar, reformar e transformar? Começa sempre pelo `faça-se`” afirmou D. Nuno Almeida aos peregrinos que participaram na Vigília da Peregrinação que assinala a segunda aparição de Nossa Senhoras aos Pastorinhos, em junho de 1917.

“Esta disponibilidade para servir é a condição que torna possível ao Senhor transformar a nossa vida e humanizar o nosso mundo, a partir do nosso pequeno contributo, da nossa vida, do nosso grupo, da nossa casa, da nossa família”, afirmou o prelado.

O prelado, que entrará na diocese de Bragança-Miranda no próximo dia 25, refletiu sobre o papel de Maria nas bodas de Canã, sublinhando a atitude de humildade com que se coloca ao serviço da vontade de Deus, com uma presença “feminina, materna, discreta e atenta”, que a par da sua disponibilidade para fazer a vontade do Filho, a torna um exemplo.

548a6151.jpg

“Maria envolve-nos, também a nós, no seu próprio sim, quando Ela mesma dissera ao Senhor: `Faça-se em Mim, segundo a tua Palavra´”, enfatizou destacando que esta disponibilidade para servir é um ato de amor “que se torna serviço e dedicação, sobretudo pelos mais frágeis, mais vulneráveis e mais pobres, e que transforma os nossos rostos e nos enche de alegria. Um amor que diz sempre ao outro: “Que queres, o que precisas que eu faça por ti”?”

“Uma família, uma paróquia, uma comunidade, um movimento ou a Igreja no seu todo inspirada por estas qualidades marianas será sempre uma Igreja em saída, que ultrapassa os seus limites e confins, para fazer transbordar em abundância a graça recebida!”

“ Se nos deixarmos contagiar pelo exemplo de Maria, viveremos concretamente aquela caridade, que nos impele a amar Deus acima de tudo e antes de nós mesmos, a amar as pessoas com quem partilhamos a vida diária, a começar pelas pessoas da nossa casa!”, enfatizou.

“Imitemos Maria na sua total disponibilidade para pôr em prática a Palavra de Deus. Significa, de facto, servir” disse deixando um convite dirigido especialmente aos jovens.

“Convidamos os jovens a imitar Maria, a levantar-se e a partir, não adiando a decisão de participar na Jornada Mundial da Juventude e a fazer a sua inscrição os mais depressa possível!” disse o prelado que lidera a Comissão Episcopal do Laicado e família.

“Queridos irmãos e irmãs, especialmente vós, os mais novos, vós, queridos jovens, tende a coragem de perguntar a Deus: Senhor, que quereis que eu faça? Deixai que o Senhor vos fale ao coração e fazei tudo o que Ele vos disser, como nos pede hoje Maria”, terminou pedindo oração pela recuperação do papa Francisco.

548a6159.jpg

Nesta celebração da Palavra, e no Terço, os jovens voltaram a ser uma presença nas intenções dos peregrinos de Fátima.

O programa da Peregrinação de junho começou esta segunda-feira com o Terço às 21h30, prosseguindo com a Procissão das Velas e a celebração da Palavra, no Altar do Recinto, onde decorreu uma Celebração da Palavra. A noite terminou com a Procissão do Silêncio, seguindo-se, pela madrugada, momentos de Adoração, veneração junto dos túmulos dos santos Francisco e Jacinta Marto, uma Via-sacra e às 7h00, a Procissão Eucarística.

O dia 13 de junho conta ainda com a recitação do Rosário, às 9h00, na Capelinha das Aparições, após a qual a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima seguirá em procissão até ao altar do Recinto de Oração, onde D. Nuno Almeida presidirá à Missa internacional às 10h00, celebração essa que inclui o momento de Bênção aos doentes e termina com a Procissão do Adeus.

A Peregrinação Internacional Aniversária de junho celebra a segunda aparição de Nossa Senhora a Francisco, Jacinta e Lúcia, a 13 de junho de 1917, na qual “a Senhora mais brilhante que o Sol” insistiu na oração do Rosário e anunciou a vontade de Deus em estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Foi também nesta aparição que Nossa Senhora disse a Lúcia que os primos Francisco e Jacinta iriam falecer “em breve”, garantindo à vidente mais velha que iria viver “mais algum tempo” para fazer conhecer e amar o Seu Imaculado Coração, que prometeu ser garantia de refúgio perante o sofrimento, segundo se lê nas Memórias da Irmã Lúcia.

Inscreveram-se para esta noite 25 grupos de 13 nacionalidades diferentes: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Irlanda, Estados Unidos da América, Reino Unido, Indonésia, Filipinas, Itália, Polónia, Vietname e Alemanha.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.