11 de dezembro, 2016

3J3A6702.JPG

 

Coro de Câmara da Bairrada abriu Fragmentos Musicais na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Concerto integrado no Ciclo de Conferências do sétimo ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima aconteceu esta tarde

 

Coro de Câmara da Bairrada abriu Fragmentos Musicais na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima esta tarde, num concerto integrado no Ciclo de Conferências do sétimo ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

Com um programa baseado em melodias tradicionais de Natal Portuguesas, o concerto composto por 13 músicas de autores como Fernando Lopes-Graça, Fernando Lapa, Eurico Carrapatoso e Luís Cardoso, foi dirigido por Tiago Matias.

Tiago Matias é músico, produtor, professor, diretor musical. Guitarrista até 2005, obteve o 3.º prémio no Concurso Legato, do Porto (1999), e o 1.º prémio no Concurso Música en Compostela (2004). Desde 2005 dedica-se aos instrumentos antepassados da guitarra: alaúde, tiorba, vihuela, guitarra barroca, guitarra romântica e colascione. Produtor e diretor do Coro e Orquestra de Câmara da Bairrada desde 2005, fundador e codiretor artístico de La Farsa desde 2006 e de Noa Noa desde 2012, é também músico do consort de música antiga e contemporânea Sete Lágrimas desde 2008. Conta-se a sua participação em onze discos com agrupamentos como Vocal Ensemble ou Sete Lágrimas. Professor na Escola de Música do Conservatório Nacional (2012) e na Escola de Artes da Bairrada (desde 2003).

O Coro de Câmara da Bairrada é um grupo de referência na região centro do país com uma formação eclética. Apresenta-se de várias formas: a capella, com quarteto de cordas, com orquestra. O CD lançado em novembro de 2014, tornou o coro conhecido em todo o país. O coro nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada. Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada. Neste percurso de quase dez anos contam-se perto de uma centena de apresentações públicas em Portugal e França.

A II Conferência vai ter lugar na Basílica de Nossa Senhora do rosário a 8 de janeiro de 2017 com o título «Mãe da Igreja, rogai por nós». A intercessão maternal da Virgem Maria, por Maria do Céu Patrão Neves. O segundo concerto dos Fragmentos Musicais, com o título «Recolhimento e Reflexão», pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo. Estas iniciativas tem entrada livre. 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.