25 de abril, 2020

2020-04-25_Schola_Cantorum_2.jpg

Coro infantil do Santuário de Fátima partilha momento de esperança nas redes sociais

A partir das suas casas, coralistas da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima uniram-se em vídeo para assinalar, com uma música sobre a esperança, a data em que se realizava o XII Encontro de Coros Infantis

 

Na impossibilidade de se realizar no Santuário de Fátima o XII Encontro de Coros Infantis, previsto para este dia 25 de abril, devido à situação de emergência de saúde pública que o país e o mundo atravessam, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima reuniu-se, em vídeo, para deixar uma mensagem de esperança, com a interpretação da música “Why we sing”, de Greg Gilpin.

“A música é a maior fonte de inspiração e de esperança que podemos ter. Então, continuamos a cantar hoje, amanhã e sempre, para conseguirmos vencer estes dias difíceis”, refere uma das coralistas, no final do vídeo.

O Encontro de Coros Infantis realizava-se este ano pela 12ª vez, numa iniciativa que foi criada para promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens, através de uma dinâmica de intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho. Confinados em suas casas, os elementos deste coro infantil não deixaram de assinalar a data com um vídeo, que foi partilhado nas redes sociais do Santuário de Fátima.

Em nota que acompanha o vídeo, a Schola Cantorum lembra que “a Páscoa é o momento favorável para encontrar, na vida, os sinais da ressurreição”, e que, apesar da pandemia, “é tempo para recomeçar, renascer, reerguer”.

“Juntos vamos iniciar uma nova fase da história das nossas vidas. Juntos, vamos cantar, vamos dar as mãos, vamos sentir que não estamos sozinhos, que somos todos iguais, que precisamos uns dos outros. É por isso que cantamos; há sempre razão para cantarmos. Cantar para Encantar. Cantar para Recomeçar. Cantar para Renascer. Cantar o ‘Magnificat’ da história da nossa vida, como Maria. Cantar na fé: ‘Temos Mãe’, Ela protege-nos”, lê-se na mensagem.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, atualmente constituída por mais de duas dezenas crianças e jovens, teve o seu início em Outubro de 2003. É um coro amador sem qualquer formação musical que inicialmente foi constituído para animar a Peregrinação Nacional das Crianças a 10 de Junho. Presentemente, anima celebrações na programação regular do Santuário e tem participado em concertos, com repertório muito diversificado, tendo-se já apresentado na Casa da Música (Porto) e Centro Cultural Olga Cadaval (Sintra). A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima foi dirigida por Paulo Lameiro até setembro de 2016 e é dirigida, desde então, pela maestrina Paula Pereira.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.