28 de fevereiro, 2023

afbannerencontros-na-basilicaii23.jpg

“«Creio, adoro, espero e amo-vos»: viver teologalmente a partir da mensagem de Fátima” é o tema do II Encontro na Basílica

Iniciativa decorre na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima este domingo e terá duas partes: a conferência do padre José Nuno Silva, capelão do Santuário e o recital do Ensemble de Música Sacra

 

Viver consciente de que o que somos  fruto da graça de Deus , e que a vida é um dom Dele recebido, é a premissa de partida da conferência “«Creio, adoro, espero e amo-vos»: viver teologalmente a partir da mensagem de Fátima”, que será proferida pelo capelão do Santuário de Fátima, padre José Nuno Silva, no próximo domingo, dia 5, pelas 15h30.

“Viver teologalmente significa assumir a vida como dom recebido de Deus e, sustentando-se nas fontes eclesiais e interiores da graça, realizar-se em resposta existencial às suas interpelações” refere o sacerdote no resumo da conferência.

“O cristão encontra nas virtudes teologais da fé e da esperança e do amor (caridade) as três linhas de uma pauta trinitária sobre que compor a melodia jubilosa de uma existência gratuitamente recebida e responsorialmente dada” acrescenta o sacerdote que propõe a Adoração como uma parte integrante das virtudes teologais que Fátima acrescenta à vivência da fé.

“Fátima vem oferecer, inserindo-a entre as três virtudes, a adoração, não como uma quarta linha, mas como clave que identifica cada uma das linhas qualificando-a como exercício adorante. O crente-esperante-amante que Fátima propõe é-o em modo adorante, composição no tempo e entoação pela eternidade além do canto novo de uma vida em Deus” salienta o sacerdote, ao propor-se fazer um pouco da contextualização do papel da adoração na igreja do inicio do século XX.

“Naquele início do século XX, quando soavam fortes as vozes que anunciavam a morte de Deus, Fátima recupera a adoração, primeira e natural atitude do homem diante de Deus, o homem naturalmente religioso, para suscitar na criatura redimida a atitude interior que configura a sua existência como vida teologal, radicalmente orientada para Deus e nele unificada pela convergência de todas as dimensões da pessoa num absoluto transcendente, que na adoração encontra a mais elevada e profunda expressão”.

Na adoração, refere  ainda o sacerdote, “ a alma abre-se inteiramente para Deus, rendendo-se diante do seu mistério, descobrindo-se nele e descobrindo-o em si”, conclui.

Na segunda parte deste II Encontro haverá um recital pelo Ensemble de Música  Sacra do Santuário de Fátima.

O padre José Nuno Ferreira da Silva, presbítero da diocese do Porto, desde 1989, foi capelão do Hospital de S. João desde 1998 e assistente da pastoral da saúde na sua diocese desde 2004. De 2002 a 2012 foi coordenador nacional das capelanias hospitalares e membro da Comissão Nacional de Pastoral da Saúde. Presentemente é professor de Antropologia Médica, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e leciona a Unidade Curricular de Cristianismo e Cultura, na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. É, desde outubro de 2016, capelão no Santuário de Fátima.

O Ensemble do Serviço de Música Sacra é o agrupamento vocal pertencente ao Departamento de Liturgia e ao Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima. Destinado à animação musical da Liturgia no quotidiano, reúne-se em celebrações com maior solenidade religiosa tais como peregrinações aniversárias, festas e solenidades. Em simultâneo a esta atividade, é também responsável pela produção e interpretação de novas criações musicais sacras e participa regularmente na agenda cultural do Santuário.

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

25 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.