12 de maio, 2019

154A3879.jpg

 

Crise de vocações reside não no chamamento mas na incapacidade de arriscar e seguir Jesus, diz Reitor do Santuário

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à celebração da missa dominical no Recinto de Oração

O Reitor do Santuário de Fátima desafiou esta manhã os peregrinos a rezarem pelas vocações que estão em crise não por falta de chamamento mas por incapacidade em escutarmos e seguirmos Jesus.

Durante a homilia proferida na missa deste domingo, em que a Igreja celebra o Dia do Bom Pastor e o 56º Dia Mundial da Oração pelas Vocações, o Pe. Carlos Cabecinhas, a partir da liturgia, centrou-se na questão vocacional, especialmente nas vocações consagradas, para sublinhar “a crise de respostas”.

“Deus continua a chamar-nos para seguirmos Jesus, o Bom Pastor” afirmou o sacerdote mas “nós temos falta de coragem para arriscarmos a segui-Lo”.

“Jesus quer que o escutem e que o sigam” frisou, lembrando, no entanto, que a decisão de arriscar e seguir Jesus deve ser feita “no respeito pela liberdade de cada um”.  E é no exercício dessa liberdade que estamos a falhar, segundo o sacerdote.

“É preciso que nos dispúnhamos a escutar e a seguir o Bom Pastor, arriscar... Só quem encontrou Jesus, O escutou e O conhece pode segui-Lo. Esta é a história de cada vocação cristã”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas.

“Sem esta experiência de Cristo vivo e ressuscitado não há possibilidade de descobrirmos uma vocação que dê sentido à nossa vida”, concluiu.

A Missa dominical no Recinto de Oração precede o programa celebrativo da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do ano pastoral, a 12 e 13 de maio, que evoca a primeira aparição de Nossa Senhoras na Cova da Iria, em 1917.

Já esta manhã Nossa Senhora de Fátima foi lembrada no Vaticano pelo Papa Francisco no momento da oração do Regina Coeli, que se associou à peregrinação de maio: “Os nossos pensamentos vão para a nossa mãe celestial, que celebraremos amanhã, 13 de maio, com o nome de Nossa Senhora de Fátima. Confiamo-nos a ela, para continuar a nossa jornada com alegria e generosidade”.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.