28 de abril, 2019

3J3A8983.JPG

Cristo ressuscitado “é o centro onde todos vamos beber a vida plena”, considera reitor do Santuário de Fátima

Pe. Carlos Cabecinhas presidiu à eucaristia dominical no Recinto de Oração, na qual se fizeram anunciar cerca de 27 grupos de peregrinos

 

O Recinto de Oração do Santuário de Fátima, acolheu esta manhã a eucaristia dominical, presidida pelo reitor, o Pe. Carlos Cabecinhas e na qual se fizeram anunciar cerca de 27 grupos de peregrinos, oriundos de oito países.

Com base na liturgia, que hoje fala de Tomé, o sacerdote falou da experiência deste apóstolo e nas “suas dificuldades em acreditar na ressurreição”, mas esta reticência não é exclusiva dele e do grupo dos discípulos, “todos os cristãos de todos os tempos e lugares sentem as mesmas dificuldades e mas por outro lado podem fazer esta mesma experiência do encontro com Jesus Cristo vivo”.

“Como Tomé, também nós gostaríamos de ver, ouvir, e tocar Cristo ressuscitado com as nossas mãos, gostaríamos de fazer a experiência física da presença de Cristo ressuscitado no meio de nós”, isto porque “temos a impressão que se Lhe pudéssemos tocar, a nossa fé seria mais forte, mais isenta de dúvidas, e contudo, a celebração da Páscoa recorda-nos, em cada ano, que a presença de Cristo se experimenta de modo diferente, não o podemos ver como nos vemos uns aos outros”.

No entanto há sinais da Sua presença, “a comunidade reunida, a escuta da Palavra de Deus e a eucaristia”.

“De facto, reunimo-nos à volta da Senhor ressuscitado, pois Ele é o centro onde todos vamos beber a vida plena”, acrescentou.

O Pe. Carlos Cabecinhas, explicou ainda que Cristo “faz-se presente na Palavra proclamada, mas no centro da nossa reunião está a Eucaristia, o pão e o vinho consagrados, presença do corpo e sangue de Cristo entregue por nós, aqui presente vivo porque ressuscitado”.

“Esta é a forma por excelência da presença de Cristo ressuscitado no meio de nós; esta é a expressão máxima do seu amor e misericórdia”, concluiu.

Esta tarde a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher o concerto de Páscoa, promovido pelo Santuário, pelas 15h30, com entrada livre.

O concerto do Grupo Ensemble Vocal pro Música, da cidade do Porto, dirigido por José Manuel Pinheiro, contará com a participação das sopranos Joana Costa e Marta Gonçalves, dos tenores Cliff Pereira e Mário Sousa e do baixo Gonçalo Nogueira. O coro será acompanhado ao Piano por Filipe Cerqueira e Miguel Hespanhol. Destaque ainda para a participação do Consort de Flautas do Bonfim, com Ana Isabel Pereira, Mafalda Fonseca, Inês Monteiro e João Rocha, com os convidados João Ricardo Freitas e António Godinho.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.