08 de abril, 2023

119a9002.jpg

“Cristo ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós!”- reitor do Santuário de Fátima

Padre Carlos Cabecinhas presidiu à Vigília Pascal na Basílica da Santíssima Trindade e convocou os peregrinos a levar a todos a luz de Cristo ressuscitado

 

A ressurreição de Cristo é a “fonte e o fundamento” da esperança e, por isso, a missão dos cristãos é levar a todos a luz de Cristo ressuscitado afirmou esta noite o reitor do santuário de Fátima, que presidiu à celebração da Vigília Pascal, na Basílica da Santíssima Trindade.

“A ressurreição de Cristo é a fonte e o fundamento da nossa esperança. Por isso, a Páscoa é, por excelência, a celebração da esperança”, sublinhou o padre Carlos Cabecinhas, ao destacar que depois do amor manifestado pela Cruz, a ressurreição “liberta-nos do medo e das incertezas do dia a dia, renova a nossa confiança no futuro e abre-nos horizontes de esperança nos tempos difíceis que atravessamos”.

O reitor lembrou a este propósito “as trevas da violência e da guerra, as trevas da crise económica em que tantas famílias se veem mergulhadas, as trevas da insegurança em relação ao futuro e da desesperança”.

“É na noite dos nossos medos e angústias, na escuridão das nossas preocupações e desespero, que brilha a luz da ressurreição de Cristo” avançou o reitor, na homilia da Vigília Pascal.

119a9019.jpg

“A ressurreição de Cristo proclama que não temos motivos para temer, pois Deus faz brotar a vida onde aparentemente a morte triunfara; mostra-nos que Deus, em Jesus Cristo vivo, vem ao encontro da nossa fragilidade para nos resgatar do desespero e do desânimo; assegura-nos, que a ressurreição de Cristo é luz que ilumina as nossas vidas e as pode encher de alegria” disse ainda, convidando a seguir, os cristãos a serem os portadores dessa boa nova. 

“Ser cristão é isto: é levarmos aos outros esta boa notícia, não tanto por palavras, como sobretudo pelo nosso testemunho de esperança e da alegria que dela brota”,  a quem vive no desespero, na solidão ou mergulhado na tristeza.

“Celebremos com alegria a Páscoa do Senhor e, com o testemunho da nossa vida, proclamemos que Jesus Cristo está vivo para sempre!”, exortou o reitor aos milhares de peregrinos, entre eles grupos da Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha.

119a9044.jpg

A Vigília Pascal é a grande celebração dos cristãos e nela desenvolvem-se quatro partes: a liturgia da luz ou “lucernário”; a liturgia da Palavra; a liturgia batismal e a liturgia eucarística.

A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal.

119a9091.jpg

A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam “as maravilhas de Deus na história da salvação” e duas do Novo Testamento: o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos (Marcos, Mateus e Lucas), e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão.

119a9145.jpg

A liturgia batismal é parte integrante da celebração, pelo que mesmo quando não há qualquer Batismo, como é o caso do Santuário de Fátima, faz-se  a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas.

Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal.

119a9212.jpgNo final da celebração os peregrinos foram convidados a participar na Procissão do Santissimo Sacramento até à Capela da Ressurreição, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Este domingo, o Santuário celebrará a ressurreição do Senhor em todas as celebrações. A partir deste dia de Páscoa, a Missa das 11h00, contará sempre com a interpretação em Língua Gestual Portuguesa, mantendo-se igualmente a Missa das 15h00 com a presença de intérpretes na Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.