13 de dezembro, 2023

2023-12-13fapcultog.jpg

Culto a Nossa Senhora de Fátima no mundo: uma cartografia global 

IIniciado na Cova da Iria em 1917, na sequência da mariofania que a este lugar atraiu milhares de devotos, o culto a Nossa Senhora de Fátima desde cedo se difundiu por Portugal e por diferentes países, mesmo antes de as aparições se encontrarem chanceladas pela hierarquia da Igreja. Com efeito, o relatório da comissão canónica que conduziria o processo de investigação em ordem à aprovação do culto já referia as «raízes sólidas e profundas nas principais nações do mundo» que esse culto atingia. 

Ao contrário do que se poderia esperar, a difusão do culto não está apenas ligada à diáspora dos portugueses, porquanto é percetível que, já desde a década de 30 de Novecentos, o culto a Nossa Senhora de Fátima se encontra disseminado por Espanha, Itália e Alemanha, apenas para referir alguns dos pontos iniciais. 

As evidências deste culto — mesmo deixando de parte as que respeitam ao culto doméstico que os fiéis realizam de forma privada — encontram-se não apenas nas igrejas e capelas (mais de um milhar) que tomam como orago a Virgem de Fátima ou têm dentro de si altares dedicados à Virgem Maria com este título, mas nas 17 dioceses, nas 75 missões e nas mais de 1100 paróquias que tomam como titular Nossa Senhora de Fátima, para além dos diferentes santuários de Fátima (mais de 260) que pontuam os vários continentes. Outra importante referência ao culto fatimita ascende a mais de três dezenas de congregações religiosas (o que equivalerá a mais de 350 comunidades a viver segundo a espiritualidade de Fátima) e ao avultado número de associações (movimentos eclesiais, irmandades, confrarias) dedicadas à Virgem da Cova da Iria e que, na inevitavelmente desatualizada base de dados do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, ultrapassa as 475 referências. 

São ainda expressão da difusão deste culto a sua projeção social, que deu origem a diferentes instituições (desde o Ensino à Saúde, desde a Comunicação Social às diferentes atividades económicas) que tomam a Virgem de Fátima por patrona e, bem assim, as marcas toponímicas relativas a Fátima que se encontram disseminadas pelos diferentes lugares do mundo. 

.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.