12 de junho, 2023

afbanner-cursos-de-verao-ed82023.jpg

Curso de Verão vai aprofundar o tema da Peregrinação a Fátima

8ª edição desta proposta formativa do Santuário decorre a 5, 6 e 7 de julho, no Centro Pastoral de Paulo VI.

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição dos Curso de Verão do Santuário de Fátima, que, de 5 a 7 de julho, vai abordar o tema “A Peregrinação a Fátima”, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

“Através do contributo de investigadores de diferentes academias, serão analisados, entre outros aspetos: a génese do atual conceito de peregrinar; os gestos típicos da peregrinação a Fátima; os peregrinos da Cova da Iria, sejam anónimos ou mais ilustres; e as fronteiras entre peregrinação e turismo religioso”, lê-se na sinopse do encontro, destinado a investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais; formadores, catequistas e outros agentes pastorais; e professores e alunos do ensino básico e secundário.

A formação inicia na quarta-feira, 5 de julho, às 10h00, com a sessão de abertura pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em conjunto com Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e coordenador do curso. Neste primeiro dia, o programa formativo é inaugurado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, que irá apresentar o tema “A Peregrinação na Bíblia”.

Durante os três dias da formação, que vai “aprofundar a temática da peregrinação no contexto católico, com especial enfoque para a realidade fatimita”, os participantes vão ter a oportunidade de visitar os espaços da vivência da peregrinação dentro do Santuário de Fátima: o Recinto de Oração, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Colunata, a Capelinha das Aparições, o Lava-pés, a Basílica da Santíssima Trindade, a Capela do Santíssimo Sacramento e a Capela da Reconciliação. O Curso incluiu uma visita guiada à exposição temporária do Santuário “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”.

Além da participação nas celebrações da Cova da Iria, os participantes são também convidados a visitar os espaços museológicos do Santuário de Fátima, durante a formação.

Assumem a apresentação das temáticas do curso, além do reitor do Santuário e do bispo de Leiria-Fátima, os seguintes formadores: Agripina Vieira, do Centro de Formação “Os Templários”; o jornalista Joaquim Franco; Lisete Mónico, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Marco Daniel Duarte, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e Museu do Santuário de Fátima; Maria Calado, do Centro Nacional de Cultura; Maria da Graça Poças Santos, do Instituto Politécnico de Leiria; Maria Isabel Roque, da Universidade Católica Portuguesa; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ); Maria José Azevedo Santos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; e Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.