29 de outubro, 2022

2022-10-29cursomensagem1.jpg

Curso sobre a Mensagem de Fátima que está a ser lecionado em Portugal seguirá para o Brasil

Há nove anos que o curso sobre a mensagem de Fátima sintetiza em três dias os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria. Na edição deste ano, que decorre este fim de semana, é dado maior destaque à figura de Lúcia de Jesus.

 

Cerca de 300 pessoas estão reunidas, este fim de semana, na 16ª edição do curso sobre a mensagem de Fátima, para percorrer um itinerário sobre os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, numa relação dialógica com questões específicas da vida cristã. Sob a orientação da Irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, a proposta formativa começou com um enquadramento teológico das aparições e terminará com uma abordagem sobre a importância e o significado permanente de Fátima.

Durante as sessões, os participantes vão aprofundar o seu conhecimento sobre os acontecimentos e os protagonistas de Fátima, sob o ponto orientador do rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e da importância da adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa.

Com a sistematização daquelas que são as virtudes da Lúcia de Jesus e do seu itinerário interior, derivadas da entrega da Positio em Roma, no passado dia 13 de outubro, esta edição dá um maior destaque à figura da vidente de Fátima.

Ao longo dos três dias de formação, que incluem momentos de oração, adoração eucarística e a participação na Eucaristia, os participantes são desafiados a refletir sobre Maria como intercessora e como expressão da presença materna de Deus e sobre a importância da oração do Rosário.

 

Curso dá destaque à figura da irmã Lúcia

Uma das novidades da edição de 2022 do curso sobre a mensagem de Fátima é o destaque dado a Lúcia de Jesus, numa possibilidade que surge após a entrega da Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis (sobre a vida, virtudes e fama de santidade), em Roma, no passado dia 13 de outubro. O documento, que contém a biografia da Irmã Lúcia, foi levado ao Vaticano pela Irmã Ângela Coelho, que, neste curso, pôde desvendar mais pormenores sobre a vida da vidente.

“Nós conhecemos a Lúcia a difundir Fátima, com os livros e as cartas e o que era mais desconhecido era o seu itinerário interior. Por isso, ela surge como mestre da vida espiritual: uma mulher que recebe uma Mensagem, que tem um tempo imenso para a viver”, explicou a vice-postuladora da causa da irmã Lúcia, ao traçar o percurso de “purificação muito lenta” que a vidente atravessou até ao momento em que se torna numa “mulher configurada com Deus, dentro do Coração de Maria”.

“A Lúcia sai da atmosfera do sobrenatural que envolveu os primos e faz um percurso como o nosso, feito de: dúvidas, sofrimentos, desilusões e desencantos, e faz um itinerário espiritual de uma certa purificação do seu carácter, onde é mais transformada pela Palavra de Deus e iluminada e, depois, numa fase mais final, onde há uma união transformante com o Senhor”, delineia a irmã Ângela Coelho, enquanto sublinha o âmbito eucarístico e mariano desta transformação.

“Lúcia vive um itinerário de santidade com as coordenadas que tinham sido plantadas na sua vida a 13 de maio. Foi uma mulher com uma grande inabitação da Santíssima Trindade, cuja porta de entrada é a adoração eucarística… Tudo isto dentro do Coração Imaculado de Maria.”

A “missão intercessora” de Lúcia é também destacada pela vice-postuladora, ao lembrar a resposta que a vidente deu aos “milhares de pedidos de súplicas que lhe chegaram por carta e pessoalmente (…), de figuras humildes e simples ao Papa”.

“Lúcia é uma mulher incrível, que, de joelhos, intercede por nós, pela humanidade, com os temas da paz (Guerra Fria e Muro de Berlim); pelas intenções mais simples: saúde, trabalho; e por grandes intenções do Papa. (…) É uma mulher com um profundo conhecimento das dores do século XX, que as carregou no seu coração e na sua alma, naquela cela e pelas quais intercede, em oração”, sintetiza

 

Curso ministrado em Portugal e no Brasil

Este ano, pela primeira vez, o curso sobre a mensagem de Fátima será ministrado também no Brasil, de 11 a 13 de novembro. Estão inscritos cerca de 150 participantes para o percurso de três dias, na paróquia de Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo. À Sala de imprensa do Santuário, a irmã Ângela Coelho antecipou a abordagem e as novidades desta primeira edição transatlântica.

“Darei mais ênfase à narrativa do que aconteceu em Fátima, mas a grande novidade será a conferência dedicada à irmã Lúcia de Jesus, que terá um tema inteiro a ela dedicado”, adiantou a vice-postuladora da causa da irmã Lúcia, que atribui o aumento do interesse dos brasileiros por Fátima à “força e impacto” que as figuras dos santos Pastorinhos têm vindo a despertar naquele país, onde aconteceu o milagre que contribuiu para a canonização dos videntes.

“Este curso vai decorrer precisamente em São Paulo, o estado onde ocorreu o milagre e o interesse despertado pelo grupo que nos contactou é mesmo expressão disso. Por outro lado, o esforço de promoção da mensagem de Fátima, com um enquadramento teológico mais adequado à linguagem, que o Santuário de Fátima tem desenvolvido nos últimos anos, despertou o interesse dos peregrinos pela força evangelizadora desta Mensagem”, afirma a consagrada.

A acompanhar a irmã Ângela Coelho está o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.