16 de dezembro, 2018

119A5220.jpg

 

D. António Marto abençoou imagens do Menino Jesus em Fátima e desafiou à vivência "da alegria da festa do Natal"

Iniciativa coincidiu com a festa de Natal do Santuário de Fátima

 

O cardeal D. António Marto presidiu este domingo à missa na Basílica da Santíssima Trindade, na qual participaram os colaboradores e voluntários do Santuário de Fátima, e abençoou as imagens do Menino Jesus que os peregrinos tinham consigo, desafiando todos a viver “a alegria da festa do Natal”.

“Deus alegra-se em ti e por tua causa; tu alegras-te em Deus e com Deus e tu és capaz de levar esta alegria aos irmãos” disse D. António Marto.

Neste terceiro domingo do Advento, que a igreja assinala como sendo o Domingo da Alegria, tempo de preparação para o Natal, o bispo de Leiria-Fátima sublinhou que só quem experimenta a Alegria de Deus pode transmiti-la aos irmãos.

“Quem não for capaz de abrir o seu coração ao outro; quem deixa corromper a sua consciência, sem capacidade de distinguir entre o bem e o mal, quem se deixa subjugar pelo poder não pode viver a Alegria de Deus nem a pode levar aos outros” disse o prelado diocesano, convidando os presentes a um permanente esforço de conversão.

Esta missa do programa oficial do Santuário foi particularmente participada pelos colaboradores da instituição que hoje fizeram a sua festa de Natal. Por isso, D. António Marto dirigiu-lhes uma mensagem particular pedindo a intercessão de Nossa Senhora, “cheia de Santa Alegria”, para que o Santuário seja a “casa da Alegria de Deus e dos Irmãos” onde os peregrinos recebam “a Alegria do Evangelho”.

A festa de Natal do Santuário terminou com um concerto de Natal, no anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, com a presença do Coro e Orquestra do Conservatório de Música e Artes do Centro e da Orquestra Bomtempo, sob a direção do maestro Cesário Costa.

O concerto estreou a peça “Pastoral de Natividade” – do compositor português Sérgio Azevedo –, para coro de crianças, oboé e orquestra de cordas, sobre melodias e textos da tradição oral portuguesa.

A “Abertura em Ré M”, de António Leal Moreira (1758-1819) e a peça “Os Pássaros”, do compositor italiano Ottorino Respighi (1879-1936), foram outras das peças que integraram o repertório do concerto, com a Orquestra Bomtempo, que iniciou a sua atividade na temporada de 2017/2018. Desde então, esta formação já se apresentou em Ourém, Batalha, Fátima, Pombal, tendo também participado no Festival de Música do Centro, bem como, mais recentemente, no Festival de Órgão de Santarém.

A par da orquestra, esteve em palco um coro, constituído por cerca de 240 crianças que integram o Conservatório de Música e Artes do Centro, que centra a sua ação no desenvolvimento das artes, com especial enfoco no ensino oficial da música, e que atualmente congrega mais de 3 mil alunos em projetos internos e de itinerância.

TAGS

natal2018
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.