18 de outubro, 2018

119A0516.jpg

D. António Marto alertou eurodeputados do PPE para a necessidade de “educar o mundo a amar a paz, a construi-la e a defendê-la” dos “egoísmos” nacionalistas

Cardeal de Leiria-Fátima acolheu cerca de 70 parlamentares e falou-lhes da importância da Paz na Mensagem de Fátima

 

O grupo de 70 Eurodeputados que integra o 21º Encontro para o Diálogo Intercultural Anual do Grupo PPE esteve esta tarde no Santuário de Fátima e foi acolhido pelo Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que sublinhou a importância e atualidade da Mensagem de Fátima num mundo “invadido por um egoísmo extremo” e  que precisa ser educado para  a paz.

(A Mensagem) “não é uma ideia abstrata e distante, mas antes uma experiência vivida concretamente no caminho quotidiano da vida,  em que é preciso falar sempre da paz”, disse alertando que é fundamental “educar o mundo a amar a paz, a construi-la  e a defendê-la no sentido mais englobante e dinâmico”.

Para D. António Marto esta educação diz respeito à Europa e à América “onde a política está a ser invadida por um egoísmo extremo: América first, Itália first, Alemanha first etc.”

“Trata-se de um egoísmo que devemos superar com uma nova solidariedade entre os países europeus porque os nacionalismos que estão a surgir são um grande perigo”, explicou enumerando ainda os medos, as xenofobias e os populismos que resultam desta atitude.

“O contexto e o conteúdo da mensagem não se restringem a um caminho de fé pessoal dos pequenos videntes, a uma circunstância particular do seu país ou a uma determinada verdade da fé em questão”, explicou o bispo da diocese de Leiria-Fátima. Para o Cardeal português o horizonte desta mensagem centenária “é de alcance histórico e mundial: as duas guerras mundiais e os sofrimentos da humanidade com a menção específica de nações como a Rússia, as perseguições à Igreja com a menção dos mártires do século XX e do próprio Papa, a grande causa da paz entre os povos”.

Segundo as palavras do bispo de Leiria-Fátima, “a mensagem convida-nos e ajuda-nos, pois, a olhar mais longe, a manter o olhar aberto aos horizontes mundiais dolorosos e obscuros do mundo e a perscrutar neles os sinais da presença/ausência de Deus e os seus apelos”.

“Tudo isto acompanhado por um chamamento muito forte a não se resignar à banalidade e à fatalidade do mal: é possível vencer o mal a partir da conversão do coração a Deus, da oração e da reparação do pecado dos homens”, explicitou.

D. António Marto disse, ainda, que “a sombra luminosa de Fátima cobre todo o século XX, o século porventura mais cruel e sanguinário da história” e é neste contexto “trágico” que acontecem as aparições, “como uma visão de paz e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo”.

“Talvez só hoje, à distância de quase um século, estejamos em condições de compreender com maior profundidade a verdade e todo o alcance desta mensagem”, considera.

Aos participantes neste Encontro,  que tem na agenda a promoção da paz, o prelado explicou que este é o “tema dominante de Fátima como mensagem e acontecimento”.

 “Faço votos de que a vossa visita a Fátima signifique um maior empenho na construção da paz assumida como missão singular de deputados do Parlamento Europeu”, concluiu.

O encontro promovido no âmbito do Partido Popular Europeu visa refletir sobre o papel da religião, da família, da educação  e da juventude  no futuro da Europa.

Segundo o eurodeputado Paulo Rangel, vice-presidente do Partido Popular Europeu em Bruxelas, Fátima “é mais do que uma experiência mística” encerrando uma “dimensão política e profética”.

Para o Eurodeputado “Portugal é o local certo para acolher e discutir questões relacionadas com o diálogo inter-religioso. Não apenas devido à sua posição geográfica como o país mais ocidental da Europa, mas também pela sua experiência global de evangelização de séculos. Faltando apenas alguns meses para as eleições europeias, num momento geopolítico muito peculiar, esta cimeira é um evento extremamente relevante”.

Os eurodeputados tiveram ainda a oportunidade de visitar alguns dos espaços emblemáticos do Santuário de Fátima como as duas Basílicas- Nossa Senhora do Rosário de Fátima (onde se encontram os túmulos dos videntes) e Santíssima Trindade-, a Via-Sacra nas Colunatas, a Capelinha e passaram perto do Muro de Berlim.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.