12 de outubro, 2017

154A0973.jpg

 

D. António Marto deu início à última Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário

Prelado pediu orações pela paz aos peregrinos presentes na Capelinha das Aparições

 

D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, deu início à última Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, e que evoca a última aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

“Nossa Senhora acolhe-vos aqui com ternura e sorriso de Mãe, e acolhe a todos com particular benevolência no encerramento do Centenário”, disse.  

“Ao chegar a Fátima, à Capelinha das Aparições, a nossa primeira homenagem a Maria tem a sua expressão mais bela e apropriada no silêncio. Sim, o silêncio é a reação mais espontânea de quem chega e diz  "eis me aqui”, ao chegar diante da Mãe”, sublinhou o prelado.

D. António Marto, explicou ainda que “no silêncio sintonizamos o nosso coração com o Coração Imaculado de Maria que nos conduz até Deus, rezamos uns pelos outros, o silêncio favorece o clima de oração, que se transforma em diálogo íntimo com Maria”.

“Rezemos pelo dom da paz como ontem nos pedia o Papa Francisco”, recordou.

Além do programa celebrativo habitual, o santuário de Fátima preparou um programa cultural adicional para acolher os peregrinos, numa altura particularmente festiva, já que esta peregrinação integra a Sessão de Encerramento das Celebrações do Centenário.

A projecção multimédia, “Fátima-Tempo de Luz”, produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, pode ser vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de Outubro, e combina mapeamento de projeção, efeitos de luzes e trilha sonora original.

A projecção terá estreia esta noite após a Procissão do Silêncio, depois da meia-noite, e também será visto nos dias 13 e 14 de outubro, às 22h30, após a Procissão das Velas.

Amanhã depois das celebrações litúrgicas, o Santuário promove a Sessão Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições, pelas 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que poderá ser seguida por todos os peregrinos nos écrans espalhados pelo Recinto de Oração.

A sessão, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do bispo da Diocese de Leiria- Fátima, D. António Marto, e inúmeros convidados, integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro que apresenta no seu alinhamento, entre outras, duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente.

No Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, inscreveram-se 259 grupos oriundos de 46 países.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.