02 de fevereiro, 2022

154A7584.jpg

D. António Marto manifesta um profundo agradecimento pelo carinho e afeto recebidos ao longo de 16 anos

Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima desafiou ainda os consagrados a viver o caminho da sinodalidade com “entusiasmo e ousadia”

 

O Cardeal D. António Marto, Administrador Apostólico da diocese de Leiria-Fátima, presidiu esta manhã à missa da Apresentação do Senhor, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

No final da celebração, dirigindo-se aos consagrados e consagradas presentes, e a todos os que acompanharam a celebração através dos meios de comunicação social e digital, manifestou “um particular e profundo agradecimento pela colaboração na vida pastoral da diocese" e agradeceu "as manifestações de afeto e carinho" que foi recebendo ao longo destes 16 anos.

"Agradeço-vos de todo o coração”, enfatizou.

“É motivo de particular alegria estar aqui convosco a celebrar esta festa cheia de beleza e ternura, que é a apresentação de Jesus no Templo, feita pelas mãos de Maria e José”, começou por referir na homilia.

Recordando uma carta recente do Perfeito da Congregação Romana para a Vida Consagrada, o prelado lembrou o convite dirigido a todos os consagrados e consagradas a “entrar no caminho sinodal da Igreja em curso, com a riqueza dos seus carismas e das suas vidas, sem esconder as suas dificuldades e feridas”. 

No Evangelho hoje proclamado “podemos ver de certo modo uma imagem de Igreja sinodal, na figura daqueles dois santos anciãos, Simeão e Ana, representantes do povo, que caminham juntos ao encontro de Cristo, e juntamente com Cristo Maria e José, caminham em direção ao coração do Pai”.

“Todos fazem caminho movidos pelo Espírito e escutam-se reciprocamente uns aos outros, e escutam a inspiração do Espírito que os ajuda a abrir-se à novidade e à surpresa de Deus e a descobrir naquele Menino o Messias Salvador e anuncia-Lo aos outros, para que cada um O possa abraçar na intimidade do coração”, explicou o Cardeal D. António Marto.

O prelado destacou que este caminho assenta em quatro dimensões: consagração, escuta, comunhão e missão.

Em primeiro lugar “caminhar juntos na consagração, significa estar bem conscientes da graça do chamamento recebido, da vocação compartilhada, da vida totalmente entregue ao serviço de Deus e dos Irmãos”, e a convicção que este caminho sinodal é “tempo de graça”, anima os consagrados e consagradas a “renovar e a fortalecer a sua consagração, vivendo este momento como uma oportunidade de encontro e proximidade com Deus e com os outros”.

“Caminhar juntos na escuta da palavra de Deus”, significa que “este caminho comum para encontrar Deus, e se entregar a Ele e à Sua igreja, só se pode fazer a partir da escuta, é preciso afinar ouvido interior para escutar com coração, a palavra e o espirito que nos iluminam e inspiram, para escutar os irmãos e irmãs, com quem se compartilha a vida comunitária, para escutar a humanidade com as suas alegrias e tristezas, com os seus gritos de dor e anseios de paz”.

D. António Marto assegurou ainda que “esta escuta é a melhor garantia para caminhar juntos na fidelidade à própria vocação”, no entanto é preciso ter presentes três aspetos: reciprocidade, respeito e compaixão, pois “são sempre necessárias a comunicação sincera, a empatia com o outro e a abertura do coração para receber a verdade que o outro nos pode comunicar”.

Só desta forma os consagrados podem encontrar os caminhos de um “genuíno crescimento e converter-se em testemunhas interpeladoras, no meio de uma sociedade que tanta vez fecha os seus ouvidos à voz de Deus, no meio de milhares de vozes e se fecha também aos gritos dos mais frágeis”.

“Caminhar juntos na comunhão”, significa que os consagrados e consagradas são chamados a ser na Igreja e no mundo “peritos na comunhão, casa e escola de comunhão, manifesta com Deus e com membros da própria comunidade e toda a humanidade”

Porém, esta comunhão eclesial “não significa uniformidade, ela realiza-se na diversidade dos dons, dos carismas e serviços”, e deste modo os consagrados e consagradas são convidados a “fortalecer a sua comunhão fraterna, antes de mais dentro da própria comunidade, das famílias carismáticas, dentro dos institutos favorecendo as relações e na Igreja local, intensificando e envolvimento e participação na vida da Igreja diocesana”.

“Caminhar juntos na missão”, supõe antes de mais “descobrir a doce e confortadora alegria de evangelizar, e experimentar simultaneamente a alegria de comunicar a Boa Nova”.

Os consagrados e consagradas contribuem para “enriquecer a missão da Igreja onde o mundo mais precisa e também para descobrir caminhos e linguagens novas para que o anúncio do Evangelho possa chegar a âmbitos mais vastos e profundos dos homens deste tempo”.

Assim “sonhando juntos, rezando juntos, caminhando juntos contribuem para que a Igreja sinodal não seja utopia, mas sim um verdadeiro sonho que possa tornar-se realidade”.

D. António Marto considera “belo o horizonte” do caminho sinodal que se abre, “exigente que implica conversão espiritual e pastoral”, mas que “vale a pena, por isso percorrei-o com entusiasmo e alegria, e sempre com coragem”.

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.