12 de agosto, 2018

154A4944.jpg

D. António Marto pede intercessão da Virgem do Rosário pelo dom da Paz para a Venezuela e Nicarágua

Saudação inicial a Nossa Senhora marca o arranque da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, onde os incêndios foram recordados com o anuncio da atribuição de 30 mil euros à Cáritas do Algarve

O Cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria Fátima, confiou a Nossa Senhora o Encontro Mundial das Famílias, que se realiza na Irlanda nos dias 25 e 26 de agosto, no qual participará o Papa Francisco, na saudação inicial na Capelinha.

Na celebração, que marcou o inicio da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto,  o prelado pediu o dom da paz para a Venezuela e para a Nicarágua bem como o "fim da tragédia dos refugiados e de todos os que são perseguidos pela fé" e lembrou uma vez mais "as vítimas dos incêndios", em Portugal.

Já na conferência de imprensa desta tarde, o cardeal português tinha anunciado que o Santuário de Fátima vai doar 30 mil euros à Cáritas diocesana do Algarve para apoio às vítimas dos incêndios "para as primeiras necessidades", sem prejuízo de no futuro poder "dar novos contributos no caso de serem necessários".

O cardeal D. António Marto tinha manifestado também “reconhecimento com todos” os que estão no terreno a combater “a chaga social dos incêndios” – bombeiros, Guarda Nacional Republicana, a Proteção Civil, voluntários, diversas instituições, instituições autárquicas.

 

 

 

“Todos merecem o nosso reconhecimento por este trabalho dedicado”, acrescentou o prelado, manifestando “solidariedade com os que sofreram perdendo o seu património, casas”.

Durante a saudação inicial na Capelinha das Aparições, D. António Marto falou , por outro lado, do significado da peregrinação a Fátima e lembrou que ela proporciona um verdadeiro encontro com Deus.

“Quando sentirmos que a nossa fé esmorece ou vai a baixo aqui vimos nós junto de Maria e ela nos contagiará com a sua fé, nos compreenderá nas nossas dúvidas e provações e nos fará sentir a sua fé viva” disse D. António Marto recordando, uma vez mais, que em Fátima “sentimos o colo materno e misericordioso da Mãe”.

“A peregrinação a Fátima é, de facto, o momento privilegiado para o encontro com a mãe de ternura e de misericórdia” acrescentou,  sublinhando que esta peregrinação é sempre um  caminho “em direção à parte mais profunda de nós, onde cada um se encontra com o mistério de Deus”.

A Peregrinação Internacional de agosto é presidida pelo Cardeal D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santigado de Cabo Verde. O prelado, que preside pela segunda vez a uma peregrinação de agosto, afirmou que  Fátima “promove o encontro” e convida a fazer a “experiência de Jesus vivo no meio do seu povo”, não apenas no exterior mas “no interior de cada um”.

“Ele quer entrar e encontrar guarida no íntimo do nosso coração e fazer comunhão” referiu, lembrando  que “há inúmeros motivos para dar graças a Deus”.

“Com esta consciência do grande dom que Deus nos faz de si mesmo, também somos convidados a louvar o Senhor que não coloca limites à sua generosidade e carinho para connosco. Louvar o Senhor e agradecer-lhe são expressões notabilíssimas de uma fé madura”, precisou.

“Na cultura moderna onde se destaca o individualismo e o ego, em que preferimos orientar a nossa vida de acordo com as nossas conveniências, os nossos sentimentos e nos fechamos à presença ativa de Deus, Maria dá-nos um exemplo diferente, dizendo que Deus é a fonte da verdade e do bem”.

Nas celebrações deste dia 12 estão inscritos no santuário 21 grupos provenientes de 12 países. Além de Portugal estão presentes peregrinos da Alemanha, da Áustria, da Bélgica, de Espanha, de França , da Guiné Conacri, do Iraque, de  Itália,  da Irlanda, da Polónia e do Reino Unido para além do grupo que integra a peregrinação internacional dos migrantes, promovida pela Obra Católica Portuguesa das Migrações.

A Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que evoca a 4ª Aparição de Nossa Senhora, prossegue esta noite com a recitação do Terço, às 21h30, seguida da Procissão das Velas e da Missa Internacional da Vigilia.

Amanhã, dia 13 de agosto, o Rosário será recitado às 9h00 seguida da Missa Intrenacional da peregrinação e Procissão do Adeus. 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.