11 de fevereiro, 2020

154A0009.jpg

 

D. António Marto Sublinha papel dos rotários na promoção de uma “cultura do encontro” num “mundo fragmentado”

Cardeal de Leiria-Fátima recebeu Presidente do Rotary International, que ontem à tarde visitou o Santuário de Fátima

 

Uma delegação internacional dos Rotários, liderada pelo atual presidente do Rotary Internacional, o norte americano Mark Maloney, e composta por diversos rotários, entre eles, quatro governadores de clubes rotários de Espanha e de Portugal, visitou ontem o Santuário de Fátima ao fim da tarde percorrendo os vários espaços celebrativos e museológicos. No final da visita foi acolhida pelo cardeal D. António Marto que afirmou que a atividade rotária “é a expressão de uma cultura do encontro e da solidariedade tão necessária num mundo particularmente fragmentado como o nosso”.

“O mundo vive mergulhado numa cultura da indiferença e é preciso quem faça pontes. Os rotários são a expressão desta cultura do encontro”, esclareceu, ao destacar, ainda, a importância que estas pontes podem ter na construção da Paz, um tema central na Mensagem de Fátima.

Mark D. Maloney, que assumiu a presidência do mais alto organismo da atividade rotária no ano passado, agradeceu as palavras do bispo de Leiria-Fátima e lembrou que o seu mandato tem como lema justamente o encontro e “a conexão uns com os outros”.

“Nesta visita ao Santuário emocionou-me muito a forma como Nossa Senhora de Fátima liga o mundo e, nós que somos 1,2 milhões, disponíveis para servir, queremos muito promover este encontro”, disse o presidente do Rotary International, ao sublinhar que as “periferias são a sua prioridade”.

“Acabo de vir do Egipto onde estamos a apoiar comunidades absolutamente esquecidas; no próximo mês vamos visitar um campo de refugiados na Turquia. Os rotários estão muito focados em fazer o bem para que haja Paz”, afirmou ainda.

O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros, espalhados por 200 países. O organismo foi criado em 1905, em Chicago, nos Estados Unidos por Paul Percy Harris.

PDF

HORÁRIOS

19 fev 2020

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.