06 de setembro, 2021

_J3A9215_edited.jpg

D. António Moiteiro Ramos preside à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro

Para esta peregrinação fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário quatro grupos de peregrinos estrangeiros e um grupo de Portugal

 

D. António Moiteiro Ramos, bispo da diocese de Aveiro, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro.

Para esta peregrinação, que assinala a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, fizeram-se anunciar nos serviços do Santuário quatro grupos de peregrinos estrangeiros: dois de Espanha, um oriundo de Malta e um da Polónia, e ainda um grupo de Portugal, da diocese de Lisboa.

D. António Moiteiro Ramos foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga a 8 de junho de 2012 pelo Papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussi. Foi ordenado a 12 de agosto de 2012 na Sé da Guarda pelo cardeal D. José Saraiva Martins, pelo bispo D. Manuel da Rocha Felício e pelo arcebispo D. Jorge Ortiga. Escolheu para seu lema episcopal: “É preciso que Jesus reine” (1 Cor 15,25). No dia 4 de julho de 2014, foi nomeado Bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a D. António Francisco dos Santos.

O programa das celebrações inclui, no dia 12, o Rosário internacional, na Capelinhas das Aparições, às 21h30, seguido da Procissão das Velas e da Celebração da Palavra, no Altar do recinto. Na manhã de dia 13, a recitação do Rosário acontece às 9h00, na Capelinha das Aparição, momento que inicia o programa do dia, numa agenda que prossegue com a Missa internacional às 10h00, no Recinto de Oração, a Palavra ao Doente a Procissão do Adeus.

Nesta peregrinação mantêm-se as regras de segurança e acolhimento em vigor no Santuário de Fátima, que se baseiam no que está articulado entre a Conferência Episcopal Portuguesa e as autoridades de saúde para a celebração do culto público: o uso obrigatório de máscara, as entradas no Recinto em oito portas; uma vez dentro do Recinto, os peregrinos devem manter-se no mesmo lugar de forma a evitar ajuntamentos; guardando o distanciamento físico entre si. Drante as celebrações, e apenas nesse período, os acessos à Capelinha das Aparições estarão limitados.

As celebrações serão transmitidas em direto pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima.

A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro é a quinta do ano pastoral, que está a ser vivido em Fátima sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

PDF

HORÁRIOS

18 set 2021

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.