01 de agosto, 2023

2023-08-01missataglec.jpg

D. Antonio Tagle diz aos jovens que o olhar misericordioso de Deus transformará os seus rostos, como o de Moisés

Cardeal filipino apela aos jovens para não terem medo de se apresentarem a Deus tal como são, sem cosméticas ou estéticas

 

O cardeal filipino D. Antonio Tagle exortou hoje os jovens a não terem medo de se apresentarem a Deus com os seus rostos, pois o olhar misericordioso de Deus os transformará, tornando-os radiosos como ficou o de Moisés, depois de falar face a face com o Senhor.

Na homilia da Missa celebrada hoje de tarde no altar do recinto de oração do Santuário de Fátima, D. Antonio Tagle fez votos para que os familiares e amigos dos jovens que estiveram em Portugal na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 reconheçam que eles regressaram transformados, modificados.

Não pelo que comeram em Portugal ou pelo sol que apanharam nos dias da JMJ, comentou, mas por mostrarem a sua face e terem sido transformados pela misericórdia e bondade de Deus, disse, recordando que Deus é rico em misericórdia e lento na ira.

Com base na 1ª Leitura (Êx 33,7-11.34,5b-9.28) o cardeal filipino centrou a homilia nas preocupações com o rosto que hoje em dia afetam os jovens, com a obsessão pela aparência: “Como pareço aos outros”.

“Até tentam alterar o rosto para agradar aos outros, à sociedade, à moda”, disse, com um suspiro, acrescentando que esta forma de pressão da sociedade torna-se “cansativa”.

“Não se preocupem, Deus olha para vós diretamente, vê a vossa face tal como ela é. Não tenham medo de mostrar a vossa face. Quando Deus olhar para a vossa face, ela também se vai transformar, ficar radiosa, como a de Moisés. Não precisam de cosméticos, intervenções cirúrgicas estéticas, puxa daqui, tira dali, mexe aqui”, sublinhou.

O cardeal filipino, Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, fez votos para que, no regresso a suas casas, os jovens peregrinos possam explicar a familiares e amigos o que motivou a mudança nos seus rostos: “Eu vi a face de Deus, mostrei a minha face e fui transformado”.

Referindo-se ao Evangelho deste dia (Mt 13, 36-43), no qual Jesus explica aos discípulos a parábola do joio no campo, D. Antonio Tagle afirmou que todos temos um lado bom, o do trigo, mas também um lado com ervas daninhas, o joio.

“Tal como o dono do campo na parábola, Deus é paciente, espera por nós. Mas não desperdicemos esse tempo dado por Deus. Não é tempo de ser complacente, é tempo de arrependimento. Serei sempre melhor como trigo do que como joio”, acentuou.

“Jovens, olhem para os companheiros que estão ao vosso lado. Rezemos para que os seus rostos estejam, no regresso, resplandecentes pelo encontro com Deus e com Nossa Senhora”, concluiu.

D. António Tagle, cardeal desde Junho de 2022, presidiu à Missa de hoje à tarde no altar do rcinto de oração do Santuário, concelebrada por cinco bispos e 81 sacerdotes, prsenciada por grupos de jovens peregrinos de vários países, como Espanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Venezuela, Chile e Filipinas.

Já tinha estado em Fátima a presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de Maio de 2019.

 

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.