09 de setembro, 2023

d0254578.jpg

D. Armando Esteves Domingues vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro

Bispo da Diocese de Angra a 10 de junho de 2019, presidiu à Peregrinação das Crianças, e convidou os participantes a fazer um “cantinho da oração” em cada casa

 

O Bispo da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues, presidirá à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, em Fátima.

O programa começa no dia 12 com o Terço às 21h30 e prosseguindo com a Procissão das Velas e a celebração da Palavra, no Altar do Recinto, onde decorrerá uma Celebração da Palavra, que termina com a Procissão do silêncio, seguindo-se, pela madrugada, momentos de adoração eucarística, veneração dos santos Francisco e Jacinta Marto e a oração da Via-sacra.

O dia 13 de setembro começa com a recitação do Rosário, às 9h00, na Capelinha das Aparições, após a qual a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima seguirá em procissão até ao altar do Recinto de Oração, onde D. Armando Esteves Domingues presidirá à Missa internacional às 10h00, celebração essa que inclui o momento de bênção aos doentes e termina com a procissão do adeus.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco e em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

Entre junho de 1980 e outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata (Itália), com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.

Foi ordenado padre a 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

O Bispo da Diocese de Angra foi capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto. No dia 4 de novembro de 2022, o Papa Francisco nomeou D. Armando Esteves Domingues para suceder D. João Lavrador como bispo de Angra, tornando-se assim o 40º bispo de Angra.

D. Armando Esteves Domingues vai presidir à peregrinação internacional de setembro pela primeira vez como Bispo de Angra.

A 10 de junho de 2019, presidiu à Peregrinação das Crianças, e convidou os participantes a fazer um “cantinho da oração” em cada casa, construindo um “espaço especial”, como é a Capelinha no recinto do Santuário.

Na homilia da Missa, D. Armando Esteves Domingues convidou cada criança a “tornar mais belo o cantinho da oração” em cada casa e, caso ainda não exista, que seja feito “como se fosse uma pequena capela, como Nossa Senhora pediu”.

“Não são precisas pedras, nem telhas, nem ferro. Basta os quatro pilares: aprender, ser amigos e partilhar, assíduos à comunhão do pão e do vinho, do Corpo e Sangue de Cristo, e à oração. Pilares fáceis para esse cantinho, para que lembre sempre esta vossa peregrinação, 100 anos após o pedido de Nossa Senhora para que se construísse esta capela”, afirmou.

A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro pode ser acompanhada em direto, on-line, através do endereço www.fatima.pt ou através da Rádio Renascença, Rádio Maria, Rádio e TV Canção Nova, EWTN e ABC Rádio, entre outros canais internacionais e páginas on-line..

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.