12 de outubro, 2025

2025-10-12missadomingo.jpg

D. José Ornelas apela ao acolhimento e à integração

Na missa deste domingo, bispo de Leiria-Fátima desafiou os peregrinos a a uma atitude de misericórdia face àqueles que chegam.

 

Na homilia da missa deste domingo, D. José Ornelas exortou os peregrinos reunidos no Recinto de Oração do Santuário de Fátima a escolherem o caminho do acolhimento e da integração em relação ao próximo.

“É preciso tratar bem, para que aqueles que chegam, cheguem bem, não sejam explorados e também aqui possam encontrar caminhos novos”, apontou o bispo de Leiria-Fátima, com referência à primeira leitura deste dia, que mostra que para Deus não há distinção entre povos.

A partir desta ideia de que a salvação de Deus é universal e gratuita, o presidente da celebração afirmou que a atitude ideal de quem crê é a de ser um meio de misericórdia, curando feridas e rejeitando a exclusão.

“Aquele que está em nome de Deus não dá cura, não dá receitas por si, não é um guru que põe os outros ao seu serviço, é alguém que está aí só para mostrar a misericórdia de Deus”, concretizou.

No final, o bispo de Leiria-Fátima apresentou Nossa Senhora como testemunho de esperança e cuidado materno e terminou deixando uma prece concreta.

"Que esta casa da mãe, onde nos encontramos hoje, nos ajude a criar casas e famílias onde verdadeiramente nos acolhamos e nos cuidemos uns dos outros, em nome do Senhor”.

No final da celebração, D. José Ornelas expressou esperança face às notícias de um possível acordo de paz no conflito israelo-palestiniano

“Continuamos a rezar pela paz nos outros lugares onde existe guerra, onde existe destruição”, concluiu.

 

Áudio da homilia de D. José Ornelas

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

23 nov 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.