27 de abril, 2011


A 10 de Julho, a diocese portuguesa de Coimbra acolheu “com expectativa, entusiasmo e esperança”, o seu novo bispo, D. Virgílio do Nascimento Antunes.
A celebração solene de entrada, largamente participada, realizou-se na Sé Nova de Coimbra.
“É urgente ir ao encontro dos que estão adormecidos na sua fé, dos que perderam o sentido da existência em virtude da dureza das circunstâncias em que se encontram; ir ao encontro dos doentes, dos idosos e dos que sofrem calados a sua falta de esperança; precisamos de ir ao encontro dos pobres, dos desempregados, dos perdidos nos fossos cavados por si mesmos ou pela sociedade, para lhes levar o conforto da confiança no futuro e o primeiro auxílio para as necessidades materiais”, sublinhou D. Virgílio, na homilia da eucaristia com que entrou solenemente na diocese de Coimbra.
Na sua exortação falou também sobre os jovens: “Precisamos de ir à procura dos jovens em quem morreu o optimismo próprio da juventude e que agora olham para o futuro com desconfiança. Em todas essas pessoas estão as marcas de Cristo crucificado e também nelas, pela acção da Igreja, se pode manifestar a verdadeira sabedoria de Deus”.
Uma semana antes, a 3 de Julho, D. Virgílio Antunes tinha sido ordenado bispo na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Cerca de dez mil pessoas quiseram estar presentes neste importante momento para a Igreja em Portugal.
ARQUIVO (3 de Julho de 2011)
«Anunciamos Cristo crucificado, sabedoria de Deus.» é o lema episcopal de D. Virgílio Antunes, ordenado bispo esta tarde, 3 de Julho, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
Nas suas palavras no final da ordenação episcopal, D. Virgílio consagrou-se e ao seu trabalho a Nossa Senhora: "Que eu seja todo teu, ó Mãe de Cristo e Mãe da Humanidade. Que esta pedra azul, pequenina e discreta, que figura nas minhas insígnias, signifique a tua presença materna aos pés da cruz de Cristo e de todas as minhas cruzes".
Saudou da seguinte forma a sua diocese: "Gostaria de chegar ao meio de vós como um amigo e como um irmão que comunga das vossas alegrias e tristezas, que acolhe e é acolhido na simplicidade, e que vos confirma na fé enquanto porção do Povo de Deus".
Sobre os anos em que serviu o Santuário de Fátima, primeiro como capelão e depois, desde Setembro de 2008, como reitor, D. Virgílio Antunes disse: "Devo dizer que foram muito bons os anos aqui passados e que foi generosa e amiga a vossa colaboração e ajuda".
A 28 de Abril, o Santo Padre Bento XVI nomeou o Padre Virgílio do Nascimento Antunes para Bispo da Diocese de Coimbra.
"Ao Senhor D. Virgílio expressamos as nossas mais vivas felicitações pelo dom do episcopado, fazemos votos de felicidades para a nova missão e deseja-mos que continue a ser testemunha de esperança para todos, com a protecção materna de Nossa Senhora e a intercessão dos beatos Pastorinhos de Fátima", afirmou o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto no momento do anúncio oficial da nomeação, realizado no Santuário de Fátima.
PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.