19 de outubro, 2012

 
A Família de S. João de Deus – Irmãos e colaboradores da Ordem Hospitaleira – inicia  a 22 de outubro, o seu LXVIII Capítulo Geral, que terá lugar na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.
Oitenta Irmãos provenientes de 20 Províncias, uma Vice-Província e duas Delegações Gerais, juntamente com 20 colaboradores leigos, vão estar reunidos para a celebração do LXVIII Capítulo Geral.
Durante três semanas, a Família de S. João de Deus dedicar-se-á a aprofundar o "Instrumentum Laboris", preparado pela Comissão Preparatória e aprovado pelo Definitório Geral, procurando compreender e assumir a realidade da Ordem e as suas preocupações relativamente ao futuro, manifestadas nos documentos e reflexões da Igreja e da Ordem.
O tema central será "A família de S. João de Deus", tentando aprofundar, esclarecer e vislumbrar novos horizontes para o futuro da hospitalidade que a Ordem desenvolve em 53 países, através de 311 obras apostólicas, e prestando todos os anos assistência e cuidados de saúde a uma média de 20 milhões de pessoas.
Nas palavras do Cardeal Eduardo F. Pironio, "um Capítulo é uma celebração pascal. Por isso, deve ser enquadrada num contexto essencial de Páscoa, com tudo o que a Páscoa encerra em termos de cruz e esperança, morte e ressurreição. Um Capítulo não é uma mera reunião de estudo, um encontro superficial ou uma revisão transitória da vida. Tem uma grande dimensão de novidade pascal – de recriação no espírito – e de esperança firme e comprometida. Cada Capítulo deve deixar uma sensação de frescura na Igreja, uma boa dose de otimismo pascal. Se o Capítulo for bem celebrado – realizado em atitude de pobreza, oração, caridade fraterna – é sempre uma recriação do Instituto, que faz transbordar a sua riqueza espiritual na Igreja e no mundo."
Fra Daniel Marquez, Ordem de S. João de Deus
[email protected]
PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.