06 de maio, 2016

3J3A2452.JPG


Dedicação do novo Altar do Recinto de Oração do Santuário de Fátima

Celebração é presidida pelo Bispo de Leiria Fátima no domingo
 

O novo Altar do Presbitério do Recinto de Oração do Santuário de Fátima será dedicado no próximo domingo, dia 8 de maio, pelas 11h00, numa celebração presidida pelo Bispo de Leiria Fátima, D. António Marto.

A zona de intervenção da obra, que decorreu desde março do ano passado, ocupa parte do antigo presbitério, que foi desmobilizado, as escadarias do Recinto e a zona das Colunatas.

O Presbitério é uma construção completamente nova, cujo projeto foi desenhado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo autor do projeto da Basílica da Santíssima Trindade, e pela arquiteta Paula Santos e pretende, no seu conjunto e em cada um dos seus elementos, ser também entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente.

Tem três pontos fundamentais – o altar, o ambão, e a cátedra–, aos quais se somam a cruz e o suporte para a imagem de Nossa Senhora, como elementos significativos daquele espaço. O novo presbitério terá capacidade para 120 concelebrantes, descerá 2,4 metros na escadaria face ao antigo, tornando-se assim mais próximo da assembleia.

A estrutura, defronte da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, substituirá o presbitério que desde 1982, data da primeira visita do Papa João Paulo II a Fátima, marcou a fisionomia do Recinto de Oração,
conta com uma cobertura, que será posteriormente instalada, para proteção das condições meteorológicas, em fibra de vidro.

A pedra ataíja – calcário da região – com que foram construídas a escadaria e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi o material mais usado na nova construção.
Este novo Presbitério possui um piso inferior subterrâneo, fundamentalmente destinado a serviços de apoio, Sagrada Reserva e Sacristia, e tem acesso directo ao piso do Presbitério por escadas e elevador.

CR

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, no Recinto de Oração

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.