09 de novembro, 2020

119A7449.jpg

 

Dentro da Luz: um itinerário para compreender a mensagem de Fátima

Livro da autoria da irmã Ângela Coelho, asm, terá lançamento on line no sábado as 17h00 em www.fatima.pt

 

“Dentro da Luz- Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” é o título do livro da autoria da irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, que será lançado numa sessão on line que decorrerá no próximo sábado, dia 14 de novembro, pelas 17h00, com as participações da autora e do Reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas. A sessão pode ser seguida no canal Youtube do Santuário em https://www.fatima.pt/pt/pages/transmissoes-online,  na página do Facebook do santuário de Fátim, no SAPO e no Meo Kanal 707070.

Há mais de 20 anos que a irmã Ângela Coelho se dedica a fazer conferências e catequeses sobre a mensagem de Fátima, não só em Portugal como em várias partes do mundo, aliando de forma única o conhecimento profundo da mensagem com uma invulgar capacidade de comunicação, como sublinha o cardeal D. António Marto no prefácio da obra.

“A familiaridade com as fontes da mensagem e com os estudos publicados permitem-lhe apresentar uma visão fiel e atual da mensagem, nos seus diversos aspetos. No evidente entusiasmo das suas palavras transparece a enorme devoção a Nossa Senhora e aos Santos Pastorinhos de Fátima, mas igualmente o grande amor ao Povo santo e fiel de Deus a quem procura transmitir essa devoção e a atualidade da mensagem de Fátima através duma linguagem nova e encantadora e de propostas concretas para a realizar  neste tempo e neste mundo que são os nossos e que Deus nos confiou”, refere ainda o prelado de Leiria-Fátima que vê na religiosa uma  “verdadeira `apóstola´ de Fátima para o nosso tempo”.

O livro que é dado à estampa é, em grande medida, fruto do seu empenho pastoral de várias dezenas de anos, mas particularmente da orientação dos Cursos sobre a mensagem de Fátima, iniciativa com que o Santuário de Fátima assinalou o septenário de preparação para o Centenário das Aparições e que se mantém ainda como lugar privilegiado de divulgação da Mensagem.

Ainda no prefácio da obra, D. António Marto, lembra-nos que o livro aponta para duas ideias muito vincadas: Fátima como lugar de esperança e sinal da presença de um Deus próximo, sempre pronto a iluminar a humanidade.

“Se há consolação com que se fermenta a história é precisamente a certeza, ecoada pela Virgem Mãe no cimo de uma azinheira a três simples crianças, de que Deus está presente como luz terna, suave, no meio da noite. Esta luz que é Deus leva-nos mais longe, lembra-nos que não temos aqui morada permanente, cobre-nos como manto seguro, convida-nos a habitar no seu interior, converte-nos em seu reflexo a partir do qual nos convida à transformação do mundo” refere o Cardeal ao sublinhar que este livro “vem-nos recordar esta mistagogia mariana”.

“Do tanto que ela (a autora) nos permite saborear do acontecimento de Fátima, há duas certezas que perpassam este livro e podem servir de chave de leitura para ele e para a Mensagem sobre o qual ele se debruça” alerta D. António Marto destacando a ideia de que a mensagem de Fátima é “um testemunho místico-profético que se oferece ao nosso mundo pós-moderno como esperança”, o qual  se diz “de forma admirável e bela através das vidas dos Pastorinhos”.

A própria autora na nota de abertura, que introduz o livro, esclarece que o objetivo “é simplesmente o de disponibilizar uma apresentação o mais acessível possível a um público alargado com interesse em conhecer o que Fátima pode dizer à vida cristã nos nossos dias”, sem a pretensão de “uma sistematização teológica” ou de um “ texto com o aparato académico”.

“O texto que aqui se apresenta resulta de um conjunto vasto de leituras teológicas e da reflexão pessoal que estiveram na base de muitas palestras e cursos que apresentei ao serviço da difusão da mensagem de Fátima nos últimos vinte anos” clarifica a Irmã Ângela Coelho, que começa esta introdução por relatar a experiência pessoal que teve nos encontros com a Irmã Lúcia, de cuja causa de Beatificação é vice-postuladora desde 2014.

“O meu desejo é que este livro possa participar da missão de Lúcia de Jesus, já que, sem dúvida, aquele primeiro encontro e as sucessivas conversas que com ela tive contribuíram definitivamente para o amadurecimento da minha compreensão da mensagem de Fátima, para um maior conhecimento deste acontecimento, para a vivência desta espiritualidade, deste estilo de ser discípulo de Jesus Cristo, no século XXI”, num mundo e num contexto que precisam de luz.

Ângela de Fátima Coelho é religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, é médica e licenciada em Ciências Religiosas. Foi Vice-Postuladora e, posteriormente, Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, canonizados pelos Papa Francisco em Fátima, no dia 13 de maio de 2017. Desde 2014, é Vice-Postuladora da Causa de canonização da Irmã Lúcia.

O livro encontra-se à venda na livraria e na loja on-line do Santuário em https://store.fatima.pt/

 

 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.