28 de setembro, 2022

afbannerlectio-divino22.jpg

Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima vai promover uma Lectio Divina preparatória da celebração do domingo

Os 34 encontros agendados são abertos a toda a comunidade e vão acontecer na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo

 

O Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima vai promover uma Lectio Divina preparatória da celebração do domingo. O primeiro encontro, conduzido pelo Pe. João Paulo Quelhas, acontece já na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 21h00, dia em que a Igreja faz memória de S. Jerónimo, presbítero e doutor da Igreja. Os 34 encontros agendados são abertos a toda a comunidade e vão acontecer na Sala do Espírito Santo, Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o Pe. Joaquim Ganhão, diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima, explicou que esta iniciativa surge no seguimento daquilo que é a preocupação com a formação permanente dos voluntários do Departamento de Liturgia.

Assim, “Não vamos só dar informações técnicas, mas fazer com que os ministérios sejam vividos com a dignidade que a liturgia requer, pensamos que era importante continuar a acentuar um ponto fundamental na ação formativa que é ajudar as pessoas a cimentar uma verdadeira e profunda espiritualidade”.

Deste modo, pretende-se que cada um destes encontros leve o participante a viver uma “vida cristã que tem na liturgia sua fonte, e neste sentido uma das fontes mais importantes é sem dúvida a palavra de Deus, e este tempo de escuta orante da palavra de Deus que tem um método próprio, pensamos propor isso aos nossos voluntários, mas também aberto a toda a comunidade”.

Estes encontros são de participação livre, não carecem de inscrição, e podem ser frequentados por toda a comunidade.

Este momento formativo é um “encontro semanal de escuta orante da palavra de Deus, e no fundo é um momento privilegiado da preparação do domingo, em ordem a uma participação mais ativa”.

É a primeira vez que o Santuário de Fátima leva a cabo uma iniciativa assim, e deste modo é importante salientar que “a Lectio Divina não é uma experiência que se faz e acabou, deve ser sim uma atitude normal no decorrer de cada ano, e oxalá os cristãos pudessem assumir esta escuta orante, porque a Palavra é luz e acolher a Palavra é caminhar na luz, e para a acolher é preciso entender esta inteligência da Palavra”.  

É recomendável que cada participante traga consigo um Missal Popular ou a Bíblia Sagrada.

 

Agenda:

30 de setembro

7, 14, 28 de outubro

4, 11, 18, 25 de novembro

2,9,16 de dezembro

6,13, 20, 27 de janeiro

3,10,17,24 de fevereiro

3,10,17,24, 31 de março

21, 28 de abril

5,19,26 de maio

2,9, 16, 23, 30 de junho

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.