12 de dezembro, 2025

icone-descodificar-2026.jpg

“desCodificar Fátima” desvenda peças-chave do património espiritual e artístico do Santuário

O Santuário de Fátima volta a abrir as portas do seu arquivo histórico. O webinar “desCodificar Fátima” está de regresso, em janeiro, para a 5.ª edição. As inscrições já estão a decorrer.

 

Do Vaticano a Nova Iorque, passando por Pontevedra, o programa da 5.ª edição do seminário online “desCodificar Fátima — Temas sobre a História e a Mensagem de Fátima” convida os participantes a viajar dentro e fora de Portugal para compreender a expansão e o impacto internacional do fenómeno de Fátima.

Ao longo de quatro sessões online serão abordados oito temas que elucidam sobre a dimensão histórica, artística e espiritual daquele que se tornou um dos acontecimentos religiosos mais marcantes da contemporaneidade.

As sessões decorrem às quartas-feiras, concretamente nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro, entre as 21h15 e as 22h15.

Coordenado por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, o seminário analisa, numa perspetiva interdisciplinar, aspetos históricos, artísticos, teológicos e culturais relacionados com o primeiro século de Fátima.

Entre os oradores convidados, estão o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte e os investigadores do Departamento de Estudos André Melícias, Diogo de Jesus e Sónia Vazão.

Com temas que vão da arte à teologia, passando pela diplomacia religiosa e pela história documental, o seminário destina-se ao público em geral, mas também a investigadores, estudantes universitários, professores, formadores, catequistas e agentes pastorais, sobretudo das áreas das Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Religiosas.

A participação no seminário tem um custo de 20 euros, com isenção para funcionários e redução de 50% para voluntários do Santuário de Fátima.

As inscrições são efetuadas exclusivamente através do formulário oficial e são confirmadas por ordem de chegada. Mais informações sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.

PDF

HORÁRIOS

13 dez 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 04h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.