03 de setembro, 2023

548a0340.jpg

«Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’ foi a temática dos Encontros na Basílica de setembro

Ir. Sandra Bartolomeu foi a oradora deste momento formativo que findou com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acolheu esta tarde, o IV Encontros na Basílica deste ano pastoral.

A Irmã Sandra Bartolomeu, falou sobre os «Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’, num momento formativo com entrada livre.

A misericórdia “é o que melhor traduz o segredo do coração de Deus, o mistério da Santíssima Trindade, um amor superabundante, que conhece a partir do íntimo, que estremece de alegria e que padece com o sofrimento de cada homem e mulher”.

A religiosa explicou que a misericórdia “é segredo do Amor de Deus”, e desse modo “precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia, pois é um ato supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro”.

“Misericórdia de Deus é um abismo de bondade, de onde a vida pode brotar sempre”, e a experiência dos místicos “confirma esta verdade”. 

Deus “arde em misericórdia por aqueles que ardem longe da Fonte da Vida”, e “todo o acontecimento de Fátima é expressão da misericórdia de Deus”.

O acontecimento de Fátima “faz eco deste desígnio de graça e misericórdia de Deus sobre a História, e chama a sintonizar cordialmente com ele e a dele tornar-se participante ativo perante os desafios da atualidade”.

“O paradigma do controlo mecânico da vida, que tantas vezes manipula e destrói, com tantos ruídos vários, é aí que urge abrir espaços de silencio para uma escuta profunda e nos deixarmos encontrar por Aquele que nos movemos, Aquele que espera pacientemente por nós”, disse a Ir. Sandra Bartolomeu, acrescentando que “Urge escutar os corações obstinados pelo ódio e pela guerra, pelo aquecimento global do planeta, pelo grito de milhões de refugiados, e pelos jovens ou velhos não encontram propósito para a vida”.

“A Voz de Deus grita dentro deste grito face aos dramas da humanidade”, lembrou, considerando que a Misericórdia de Deus “age sinodalmente”.

A Irmã Sandra da Silva Bartolomeu é religiosa Serva de Nossa Senhora de Fátima. Tem formação académica em Artes-Plásticas, em Ciências Religiosas e o ensino em ambas as áreas, tendo aprofundado as possibilidades da arte enquanto caminho cultural e mistagógico de acesso ao religioso. Tem desenvolvido diferentes trabalhos pastorais, nomeadamente no âmbito da catequese, da pastoral juvenil e vocacional e da espiritualidade. Desde 2018 é colaboradora do Santuário de Fátima, no Departamento de Acolhimento e Pastoral.

Este momento formativo terminou com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.