25 de agosto, 2023

afbannereb-iv23.jpg

«Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’ será o tema do próximo Encontros na Basílica, agendado para dia 03 de setembro

Ir. Sandra Bartolomeu será a oradora deste momento formativo que finda com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acolhe no próximo dia 03 de setembro, pelas 15h30, o IV Encontros na Basílica deste ano pastoral.

A Irmã Sandra Bartolomeu, falará sobre os «Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’, num momento formativo com entrada livre.

Segundo as notas do programa, a misericórdia “é o que melhor traduz o segredo do coração de Deus, o mistério da Santíssima Trindade, um amor superabundante que «primeireia», que conhece a partir do íntimo, que estremece de alegria e que padece com o sofrimento de cada homem e mulher”.

“Assim, quem ama e conhece, não só perdoa, mas é capaz de recapacitar, transformando o caos em cosmos renovado”, pode ler-se ainda.

O acontecimento de Fátima “faz eco deste desígnio de graça e misericórdia de Deus sobre a História, e chama a sintonizar cordialmente com ele e a dele tornar-se participante ativo perante os desafios da atualidade”.

A Irmã Sandra da Silva Bartolomeu é religiosa Serva de Nossa Senhora de Fátima. Tem formação académica em Artes-Plásticas, em Ciências Religiosas e o ensino em ambas as áreas, tendo aprofundado as possibilidades da arte enquanto caminho cultural e mistagógico de acesso ao religioso. Tem desenvolvido diferentes trabalhos pastorais, nomeadamente no âmbito da catequese, da pastoral juvenil e vocacional e da espiritualidade. Desde 2018 é colaboradora do Santuário de Fátima, no Departamento de Acolhimento e Pastoral.

Este momento formativo termina com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto.

O Ensemble Pro Música Antiqua da Associação António Fragoso assinala a sua fundação no ano 2022 com o propósito de dar a conhecer repertório de música erudita, com enfoque na música sacra dos séculos XV a XX.  Este ensemble apresenta a especial caraterística de, na sua composição, incluir jovens instrumentistas de sopro oriundos da terra natal de António Fragoso, a Pocariça, bem como apresentar nos seus concertos convidados destacados para a execução de repertório específico. O Diretor Artístico e Maestro residente é Evaristo Neto.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.