02 de fevereiro, 2023

i.jpg

Dia do Consagrado celebrado em Fátima com um apelo a “cuidar da vida”

O D. José Ornelas de Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu à missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

 

O Santuário de Fátima assinalou o Dia do Consagrado, numa missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esta manhã, na qual o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas de Carvalho, falou da vinda de Jesus que “continua presente no meio de nós, partilhando a nossa vida, as nossas dores, os nossos anseios, e as nossas esperanças”.

“O dom da vida, aquilo que de mais precioso temos, reconhecemos que é dom de Deus, e que está ao Seu serviço”, referiu o prelado, acrescentando ainda que neste dia em que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor, celebra-se ainda o Dia dos Consagrados, não esquecendo Deus deve estar sempre presente na medida em que “a vida que Tu me deste, é Tua, e está nas Tuas mãos”.

“Aqueles que se consagram não disseram adeus à vida, pelo contrário, entendem esse amor como um serviço aos outros, para estar ao serviço de todos, e eu quero ser sinal do carinho de Deus para com a humanidade”, afirmou D. José Ornelas de Carvalho.

Na celebração, o bispo de Leiria-Fátima falou ainda da vida enquanto memória, pois “estamos constantemente a recordar que Deus vem ao encontro de todos, não Se esquece de ninguém, e queremos ser memória viva hoje”.

“Somos chamados a cuidar da vida, da fragilidade”, alertou.

“Muitas vezes o mal dos consagrados é que ficam voltados com a cabeça para trás e depois ficam perplexos porque a Igreja leva caminhos diferentes, porque há sinais diferentes”, disse, falando dos desafios que o mundo enfrenta.

Na vida da Igreja, “é fundamental entendermos que aquilo que temos não é uma peça de museu para ir contemplando”, é imprescindível ter em conta que todas as vocações na Igreja “criam um mundo novo, sempre na busca da vontade de Deus, para que o mundo seja um lugar melhor”.

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra pela 27.ª vez na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.