02 de fevereiro, 2021

IMG_8177.JPG

Dia do Consagrado celebrado em Fátima com um apelo a que a vida seja “uma oferta agradável a Deus”

O padre Carlos Cabecinhas presidiu à missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, sem a presença física de fiéis

 

O Santuário de Fátima assinalou o Dia do Consagrado, numa Missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esta manhã, na qual o Reitor, padre Carlos Cabecinhas, se referiu à vida consagrada como "uma concretização da oferta permanente a Deus".

Neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor, na qual Jesus é proclamado "Luz que se revela às nações",  o padre Carlos Cabecinhas explicou, que “não são apenas uns pais que apresentam o seu Filho ao Senhor, é também Deus que nos apresenta o Seu Filho como Salvador e nossa Luz”.

Maria e José foram ao Templo, conforme prescrito na Lei do Senhor, “sinal de fidelidade na procura por cumprir a Palavra de Deus”.

“Esta atitude oferente marcará toda a vida de Jesus, vivida como uma oferta permanente a Deus seu pai, mas marcará igualmente a vida da mãe, Maria”, lembrou o sacerdote, afirmando que será esta mesma atitude “que somos convidados a imitar”.

Assim, “a celebração da Apresentação do Senhor é um desafio a fazer da nossa vida uma oferta a Deus como Maria fez, atitude essa a que nos exorta a mensagem de Fátima”.

“Como Maria, os Santos responderam de forma pronta e afirmativa ao apelo feito por Nossa Senhora, «Quereis oferecer-vos a Deus?», e fizeram das suas vidas uma oferta ao Senhor, consagraram-Lhe a sua vida”, recordou o reitor do Santuário de Fátima.

Neste dia do consagrado, “é o horizonte desta celebração, a oferta agradável da nossa vida a Deus”.

“Mas oferecer a vida a Deus, é algo que assume muitas concretizações”, alertou o sacerdote, explicando que “há muitas formas de o fazer, como é o caso da vida consagrada”.

Por isso, as velas acesas no início da celebração "são uma profissão de fé neste Jesus nossa Luz que ilumina os nossos passos e guia os nossos caminhos”.

Esta celebração teve lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que neste mesmo dia, em 2016, reabria ao público, após um período encerrada para obras de conservação e restauro.

“Hoje devolvemos a Basílica aos peregrinos não só porque reabrimos o espaço mas também porque acabamos por rever o programa celebrativo de forma a garantir aos peregrinos a visita a este espaço de uma forma mais tranquila”, disse o padre Carlos Cabecinhas, depois da Eucaristia de reabertura da Basílica ao culto, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima.

Na homilia da celebração, perante centenas de consagrados, D. António Marto falou da necessidade de “despertar no mundo distraído e indiferente uma abertura do coração ao Deus misericordioso, à dimensão transcendente da vida”.

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra pela 25.ª vez na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.