02 de fevereiro, 2024

548a4048.jpg

Dia do Consagrado celebrado em Fátima com um desafio ao “sentido fundamental” da vida

O D. José Ornelas de Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu à missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

O Santuário de Fátima assinalou o Dia do Consagrado, numa missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esta manhã, na qual o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas de Carvalho, desafiou os consagrados presentes a reconhecer o “sentido fundamental” da vida, “reconhecendo que é em Deus que tem origem a vida”.

“O dom da vida, aquilo que de mais precioso temos, reconhecemos que é dom de Deus, e que está ao Seu serviço”, disse o prelado, acrescentando ainda que neste dia em que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor, celebra-se ainda o Dia dos Consagrados, e “é em Deus que se recebe tudo, e o ato da apresentação no Templo é dar testemunho disso mesmo”.

O pai e a mãe geram, “mas não são donos de ninguém, apesar de lhes ser confiada uma vida para serem guias, para serem carinhosos”. Neste ponto Deus “não é só Criador, dá dignidade à vida e isso é também tarefa dos pais, educar para a liberdade e a dignidade”.

“O gesto de apresentação no Templo por parte de Maria e José exprime o reconhecimento de Deus como Senhor da Vida, mas ao cumprir a tradição, obedecem a um novo significado”, acrescentou D. José Ornelas de Carvalho lembrando que Jesus vem dar cumprimento às tradições do passado, mas “vem inaugurar um mundo novo”.

Para entender a vocação dos cristãos “é necessário recuar ao batismo”, e aqueles que se consagram a Deus “entregam-se totalmente”.

“Se queremos entender a nossa vocação de consagrados, temos de inserir-nos na atitude de Jesus”, acrescentou D. José Ornelas de Carvalho.

O bispo de Leiria-Fátima desafiou os consagrados presentes na Basílica da Santíssima Trindade “a unir a oração em comunidades e na Igreja, fazer dos nossos passos e dos nossos gestos instrumentos reveladores da presença de Deus”.   

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra pela 27.ª vez na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

PDF

HORÁRIOS

02 mar 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.