02 de fevereiro, 2024

548a4048.jpg

Dia do Consagrado celebrado em Fátima com um desafio ao “sentido fundamental” da vida

O D. José Ornelas de Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima, presidiu à missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

O Santuário de Fátima assinalou o Dia do Consagrado, numa missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esta manhã, na qual o bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas de Carvalho, desafiou os consagrados presentes a reconhecer o “sentido fundamental” da vida, “reconhecendo que é em Deus que tem origem a vida”.

“O dom da vida, aquilo que de mais precioso temos, reconhecemos que é dom de Deus, e que está ao Seu serviço”, disse o prelado, acrescentando ainda que neste dia em que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor, celebra-se ainda o Dia dos Consagrados, e “é em Deus que se recebe tudo, e o ato da apresentação no Templo é dar testemunho disso mesmo”.

O pai e a mãe geram, “mas não são donos de ninguém, apesar de lhes ser confiada uma vida para serem guias, para serem carinhosos”. Neste ponto Deus “não é só Criador, dá dignidade à vida e isso é também tarefa dos pais, educar para a liberdade e a dignidade”.

“O gesto de apresentação no Templo por parte de Maria e José exprime o reconhecimento de Deus como Senhor da Vida, mas ao cumprir a tradição, obedecem a um novo significado”, acrescentou D. José Ornelas de Carvalho lembrando que Jesus vem dar cumprimento às tradições do passado, mas “vem inaugurar um mundo novo”.

Para entender a vocação dos cristãos “é necessário recuar ao batismo”, e aqueles que se consagram a Deus “entregam-se totalmente”.

“Se queremos entender a nossa vocação de consagrados, temos de inserir-nos na atitude de Jesus”, acrescentou D. José Ornelas de Carvalho.

O bispo de Leiria-Fátima desafiou os consagrados presentes na Basílica da Santíssima Trindade “a unir a oração em comunidades e na Igreja, fazer dos nossos passos e dos nossos gestos instrumentos reveladores da presença de Deus”.   

O Dia Mundial da Vida Consagrada, que se celebra pela 27.ª vez na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, foi instituído por São João Paulo II no ano de 1997.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, no Recinto de Oração

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.