16 de fevereiro, 2016

2016-02-16_dia dos Pastorinhos.jpg


Dia dos Pastorinhos celebrado pelo Santuário com um concerto e o lançamento de um livro

Igreja paroquial de Fátima acolhe concerto Ex ore Infantium, no dia 20 de fevereiro


Realiza-se este sábado, 20 de fevereiro, dia em que a igreja celebra a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta, o II Concerto Evocativo dos três Pastorinhos de Fátima- Ex ore infantium, pelo coro Vox Ætherea, sob a direção do maestro Alberto Medina Seiça, que decorrerá na Igreja Matriz de Fátima, a partir das 21h00.

O Santuário todos os anos celebra este dia e este ano volta a fazê-lo, também, através da música, proporcionando um momento de fruição artística.

O recital Ex ore Infantium constrói-se num percurso marcado por três momentos que ressoam a mensagem de Fátima: conversão, paz, oração.

O intérprete do concerto é o Coro Vox Ætherea, constituído exclusivamente por vozes femininas.

Formado em 1999, com o intuito de promover a execução de repertório coral para vozes iguais femininas,  dedica-se, prioritariamente, à música sacra coral, desde o canto gregoriano até à música contemporânea, tanto a capella como com acompanhamento instrumental.

Entre outras obras, apresentou, em Coimbra e em Aveiro, a Missa em Mi bemol Maior, op. 155 de Joseph Rheinberger.

Participou no Projeto “Coimbra Vibra”, promovido pela Câmara Municipal de Coimbra, em outubro de 2003, e no Projeto “Passos de Inês”, em Montemor-o-Velho, em setembro de 2005.

Foi o coro convidado para o recital comemorativo dos 25 anos do Coro Sol Nascente (Lisboa). Em 2006, de entre diversas atuações, destaca-se o concerto, como coro convidado, no âmbito do Encontro de Pastoral Litúrgica da Diocese da Guarda . Em 2007, apresentou um recital centrado na figura feminina, Feminae cantus, e participou, ainda, no IV Encontro de Música Antiga de Tentúgal.

Em 2008, o Coro Vox Ætherea participou, com outros coros nacionais e estrangeiros, no ciclo de Música Sacra do Tempo da Paixão promovido pela Câmara Municipal do Porto. Em 2012, deu o concerto inaugural da 61ª Semana de Estudos Gregorianos, em Viseu. Em 2014, deu um recital na Igreja de Santa Marina, em Sevilha. Participou com duas obras em canto gregoriano no CD Lusitana Organa, vol. I, editado em 2012. É dirigido, desde a sua fundação, por Alberto Medina de Seiça, professor na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra, desde 1999, lecionando as disciplinas de Canto Litúrgico, Canto Gregoriano e Coro.

O maestro, colabora como formador, desde 2000, nos cursos das Semanas de Estudos Gregorianos. Tem feito conferê̂ncias sobre canto litúrgico e cantochão, orientando ainda numerosos encontros de formação de canto gregoriano, de música litúrgica e de direção de coro. Alberto Medina de Seiça é Membro de PEM – Portuguese Early Music Database e do Cantus Index for Mass and Office, tendo fundado vários coros entre eles os Coros Litúrgicos de Tentúgal e de São José, em Coimbra. Entre 2009 e 2013, foi Diretor do Coro da Sé Catedral de Coimbra. É, desde 2013, Maestro Titular e coordenador da Seção de Música Sacra do Santuário de Fátima.

Um dia para celebrar

Nesse dia, somos convidados a recordar a entrega destas duas crianças de coração puro e simples, que ofereceram os seus sacrifícios e orações a Nossa Senhora pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo.

O programa preparado este ano pelo Santuário de Fátima é especialmente direcionado para as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares e  culmina com este concerto, mas incluirá, também, tempos de oração, catequese e celebração eucarística.

No dia 19, pelas 17h30, realiza-se a Adoração Eucarística Comunitária, na Capela do Santíssimo Sacramento, seguindo-se às 21h30 a Vigília na Capelinha das Aparições e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O dia 20, começa com a oração do Rosário, a partir das 10h00, na Capelinha das Aparições, e às 10h45, haverá a procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, seguida da Missa com bênção das crianças.

Ainda na Basílica, mas às 14h30, é promovido o “encontro com os pastorinhos”: catequese e rosário.

Às 17h00 realiza-se na Casa das Candeias- Núcleo Museológico da Fundação Jacinta e Francisco Marto, a apresentação do Livro “A Missão de Francisco”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, por Pedro Valinho Gomes. Este momento celebrativo contará com a presença do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto para além do Reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas.

O dia termina com o II Concerto evocativo dos pastorinhos na Igreja Paroquial de Fátima, onde Lúcia, Jacinta e Francisco foram batizados, celebraram a fé e rezaram ao “Jesus escondido”.

Jacinta e Francisco nasceram em Aljustrel, numa família humilde, que desde cedo os ensinou a conhecer e louvar a Deus e à Virgem Maria. Em 1916 viram três vezes um Anjo e em 1917 seis vezes a Santíssima Virgem que os exortavam a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz para o mundo. Ambos quiseram imediatamente responder com todas as suas forças a estas exortações. Inflamados cada vez mais no amor a Deus e às almas, tinham uma só aspiração: rezar e sofrer de acordo com os pedidos do Anjo e da Virgem Maria.

Francisco faleceu no dia 4 de Abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de Fevereiro de 1920. O papa João Paulo II deslocou-se a Fátima no dia 13 de Maio de 2000 para beatificar as duas primeiras crianças não mártires.

Refira-se que este concerto está integrado no Programa das Comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que se celebra em 2017.

CR

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.