05 de dezembro, 2019

3J3A2414-min.JPG

Dia Internacional do Voluntariado assinalado no Santuário de Fátima

Cerca de 40 alunos do Colégio de S. Miguel recolheram lixo dos parques de acolhimento aos peregrinos.

 

O Santuário de Fátima assinala hoje o Dia Internacional do Voluntariado, com a limpeza dos parques de acolhimento aos peregrinos.

Esta ação de voluntariado jovem, acontece no âmbito de uma parceria com o Colégio de S. Miguel, de Fátima, e na qual participaram cerca de 40 alunos, dos 11.º e 12.º anos.

O Plogging - atividade física que deixa também o planeta em forma – tem como objetivo promover ações que visem a sustentabilidade da comunidade e do planeta; responsabilizar toda a comunidade educativa para a necessidade da preservação do ambiente; mobilizar os jovens para responder às necessidades locais, em particular no que se refere à manutenção/preservação dos espaços públicos da comunidade e motivar para a prática de exercício físico, como forma de preservação do bem-estar pessoal, emocional e social.

Já no passado mês de maio, aconteceram várias ações de voluntariado jovem, que visaram melhorar as condições de acolhimento na Peregrinação Internacional de maio.

A primeira dessas iniciativas foi a pintura das camas do Acolhimento de S. Bento de Labre, em Fátima. A segunda tarefa consistiu na preparação dos kit’s de roupa de cama e banho que foram disponibilizados aos peregrinos. Na noite da vigília da Peregrinação Internacional de maio, um outro grupo de alunos, esteve a ajudar na oferta do chá/café e das bolachas, que foram distribuídos aos peregrinos na madrugada. Após a peregrinação um grupo de 35 alunos, juntamente com funcionários do Serviço de Espaços Verdes e Limpeza de Exteriores do Santuário de Fátima, andou por alguns dos parques de acolhimento a peregrinos, a recolher o lixo, numa iniciativa semelhante à que foi desenvolvida esta quinta-feira.

Ao longo de todo o ano, o Santuário de Fátima conta com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, apoio à comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, entre outros.

Este ano, pela primeira vez, foram convidados a fazer ou a renovar o Compromisso de Voluntário, no Santuário. Uma iniciativa que vai passar a acontecer no início de cada ano pastoral.

Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, há ainda outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima.

O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro. A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário. A data foi determinada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.