17 de março, 2024

2024-03-17pereleiriafatima2.jpg

Diocese de Leiria-Fátima veio à Cova da Iria lembrar a importância do Batismo

91.ª Peregrinação diocesana juntou mais de 10 mil peregrinos no Recinto de Oração do Santuário, no regresso das celebrações dominicais ao Recinto de Oração.

 

A diocese de Leiria-Fátima peregrinou, este domingo, ao Santuário de Fátima. Na homilia da Missa da peregrinação, que marcou o regresso das celebrações no Recinto de Oração, o bispo de Leiria-Fátima exortou os peregrinos a “transformarem o mundo pelo Espírito que receberam no Batismo”.

A partir do tema que guiou a peregrinação: “Pelo Batismo, somos Igreja”, D. José Ornelas apresentou o sacramento de iniciação cristã como oportunidade para os “filhos de Deus criarem mundo novo”, na família, nos movimentos eclesiais e nas comunidades.

“Foi no dia do nosso Batizado que nascemos para esta família que é a Igreja, uma Igreja que se está a renovar”, disse, ao evocar a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa (JMJ Lisboa), o Sínodo da Igreja e a peregrinação diocesana como exemplos dessa mesma renovação.

No final, ao garantir a presença maternal de Nossa Senhora na peregrinação terrena da Igreja, o presidente da celebração desafiou a comunidade diocesana a ser “expressão de Cristo no mundo” através do Espírito que receberam no Batismo, numa participação mais próxima e disponível na vida da Igreja e na realidade social do país.

Ao início da manhã, os diocesanos de Leiria-Fátima foram convidados a escrever o nome e data do batismo numa faixa de tecido que anunciava o tema da peregrinação e que integrou, juntamente com as bandeiras paroquiais, a procissão inicial da Eucaristia.

No final da celebração, onde participaram mais de 10 mil peregrinos – de entre os quais, cerca de mil crianças e jovens –, os escuteiros distribuíram marcadores evocativos do Batismo, numa ação dinamizada pela pastoral familiar com o objetivo de incentivar os diocesanos a celebrar este sacramento, pessoalmente ou em família.

Antes da bênção final, D. José Ornelas convidou os peregrinos de Leiria-Fátima a concentrarem os piqueniques do almoço nos parques junto ao Centro Pastoral de Paulo VI, onde, durante a tarde, decorreu a “Festa diocesana”, que: lembrou o passado, em ação de graça pelos dons recebidos pela JMJ Lisboa; evocou o tempo quaresmal presente, através de uma encenação de alguns passos da Paixão de Cristo; e perspetivou o futuro, a partir do Jubileu da Igreja.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.