04 de maio, 2023

119a0334.jpg

Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima integra Observatório das Aparições ligadas à Virgem Maria

Organismo foi criado pela Pontifícia Academia Mariana Internacionalis

 

O Diretor do departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, é uma das 14 personalidades que integram o Comité Cientifico Central  do Observatório das aparições e fenómenos místicos, ligados à figura da Virgem Maria. 

O organismo, que tem por missão analisar e interpretar situações diversas relacionadas com aparições, sejam as já reconhecidas pela Igreja sejam as que ainda carecem de pronunciamento sobre a sua autenticidade, foi criado pela Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI).

O objetivo traçado para o observatório "é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto", explica o padre Stefano Cecchin, Ofm, presidente da PAMI , numa nota de imprensa divulgada na página online da instituição.

O Observatório operará de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e investigadores, de reconhecida competência. 

“Agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenómenos místicos relatados em várias zonas do mundo, para promover atividades de atualização e reflexão sobre esses tipos de eventos e o seu significado espiritual e cultural, atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente no serviço das Igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições académicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada" constituem outras das prioridades de acção do organismo segundo o presidente da PAMI.

O Observatório é dirigido por Daniela del Gaudio, professora de Eclesiologia e Mariologia em várias faculdades de Teologia e pelo padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura" que editou o Dicionário de Fenómenos Místicos Cristãos.

Já o Comité Científico Central, do qual faz parte Marco Daniel Duarte, inclui o padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, o padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia Padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, co-editor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli, advogado, entre outros .

O Observatório iniciará oficialmente suas atividades a 15 de abril de 2023 na sede da Academia.

Marco Daniel Duarte além de Diretor do Departamento de Estudos é diretor do Museu do Santuário de Fátima, a mesma Instituição religiosa, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima. Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É Investigador do CLEPUL, Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

09 out 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.