04 de maio, 2023

119a0334.jpg

Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima integra Observatório das Aparições ligadas à Virgem Maria

Organismo foi criado pela Pontifícia Academia Mariana Internacionalis

 

O Diretor do departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, é uma das 14 personalidades que integram o Comité Cientifico Central  do Observatório das aparições e fenómenos místicos, ligados à figura da Virgem Maria. 

O organismo, que tem por missão analisar e interpretar situações diversas relacionadas com aparições, sejam as já reconhecidas pela Igreja sejam as que ainda carecem de pronunciamento sobre a sua autenticidade, foi criado pela Pontifícia Academia Mariana Internationalis (PAMI).

O objetivo traçado para o observatório "é dar apoio concreto ao estudo, autenticação e divulgação correta de tais eventos, sempre em harmonia com o magistério eclesiástico, as autoridades competentes e as normas em vigor pela Santa Sé sobre o assunto", explica o padre Stefano Cecchin, Ofm, presidente da PAMI , numa nota de imprensa divulgada na página online da instituição.

O Observatório operará de forma sistemática, estratégica, multidisciplinar e qualificada, também em colaboração com especialistas e investigadores, de reconhecida competência. 

“Agir com eficiência e capilaridade, ativar comissões nacionais e internacionais para avaliar e estudar aparições e fenómenos místicos relatados em várias zonas do mundo, para promover atividades de atualização e reflexão sobre esses tipos de eventos e o seu significado espiritual e cultural, atividades de divulgação e consultoria de alto nível, especialmente no serviço das Igrejas locais e dos bispos, mas também atividades de pesquisa transdisciplinar em conjunto com instituições académicas, tanto leigas como eclesiásticas, e a publicação dos resultados da pesquisa realizada" constituem outras das prioridades de acção do organismo segundo o presidente da PAMI.

O Observatório é dirigido por Daniela del Gaudio, professora de Eclesiologia e Mariologia em várias faculdades de Teologia e pelo padre Raffaele Di Muro, dos Frades Menores Conventuais, Decano da Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura" que editou o Dicionário de Fenómenos Místicos Cristãos.

Já o Comité Científico Central, do qual faz parte Marco Daniel Duarte, inclui o padre Gian Matteo Roggio, missionário de Nossa Senhora de La Salette, conselheiro da PAMI e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, o reitor da mesma universidade, o padre Denis Kulandaisamy, da Ordem dos Servos de Maria, o especialista em Mariologia Padre Salvatore M. Perrella, também da mesma ordem, Luciano Regolo, co-editor das revistas Famiglia Cristiana e Maria con te, e Paolo Cancelli, advogado, entre outros .

O Observatório iniciará oficialmente suas atividades a 15 de abril de 2023 na sede da Academia.

Marco Daniel Duarte além de Diretor do Departamento de Estudos é diretor do Museu do Santuário de Fátima, a mesma Instituição religiosa, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima. Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É Investigador do CLEPUL, Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. 

PDF

HORÁRIOS

25 fev 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.