23 de julho, 2021

154A6686.jpg

Diretor do Departamento de Estudos do Santuário eleito “Académico de Número” da Academia Portuguesa de História

Marco Daniel Duarte ocupará a cadeira nº 21 que pertenceu ao cónego José Marques, perito envolvido nas primeiras comissões da Documentação Crítica de Fátima

 

O Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima acaba de ser eleito, por unanimidade, Académico de número da Academia Portuguesa de História.

O historiador que tem procurado levar a temática de Fátima à Academia, através de conferências, estudos e iniciativas diversas, vai ocupar a cadeira nº 21 que pertenceu ao Cón. Prof. Doutor José Marques (1937-2021), eminente historiador da História da Igreja no período medieval e perito  envolvido nas primeiras comissões da edição da Documentação Crítica de Fátima. 

Marco Daniel Duarte além de diretor do Departamento de Estudos, cargo que ocupa desde 2013, é Diretor do Museu do Santuário de Fátima, dirigindo também o Arquivo e a Biblioteca. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, áreas sobremodo ligadas à arte sacra antiga e contemporânea, particularmente no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima. 

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico Correspondente, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e Membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É Investigador do CLEPUL, Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. 

Autor de várias dezenas de estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, tem também comissariado diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade. Atua nas áreas de Humanidades com ênfase na História da Arte e na História das Mentalidades. No seu curriculum os conceitos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: arte contemporânea, arte sacra, religião e Fátima, entre outros.

A tomada de posse acontecerá no dia 6 de outubro.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.