13 de novembro, 2022

2022-12-06documentacaocritica.jpg

Documentação Crítica de Fátima

 

Remonta aos anos 60 do século XX, designadamente ao tempo da celebração do Cinquentenário das Aparições, a intenção de trabalhar as fontes de Fátima de uma forma científica, editando os documentos fundacionais relativos às Aparições. Para essa tarefa foi encarregado Joaquín María Alonso (1913-1981), mariólogo que se dedicou à recolha e a uma primeira leitura em ordem à edição dessas fontes. Sucedeu a Alonso nesta função Luciano Coelho Cristino (1938-), diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, que, anos mais tarde, no contexto de diferentes comissões científicas, preparou e fixou os textos originais em ordem à sua edição crítica. 

A edição das fontes de Fátima datadas de entre 1917 (ano das Aparições) e 1930 (ano do reconhecimento das Aparições) ocorre entre 1992 e 2013 e sai com a chancela editorial do Santuário de Fátima e com o patrocínio científico do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. A coleção é composta por 16 volumes, sendo um deles dedicado à seleção dos documentos considerados mais relevantes. Em 2016, foi publicada pela Pontifícia Academia Mariana Internacionalis a tradução italiana do volume de seleção de documentos e, em 2019, o Santuário publicou a tradução inglesa do mesmo volume. 

Fazem parte desta magna edição os interrogatórios realizados aos videntes, o processo canónico diocesano que terminou na declaração das Aparições como dignas de crédito, documentação sobre a receção do fenómeno por parte de crentes e não crentes e sobre a atuação das autoridades civis e religiosas. Os 16 volumes da edição portuguesa publicam 3777 documentos (entre fotografias, documentação de caráter epistolar, financeiro, simples anotações, textos pastorais e notícias), aos quais acrescem algumas dezenas de documentos publicados em apêndice. 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.