17 de março, 2010

 

As celebrações religiosas de Domingo de Ramos, a 28 de Março, no Santuário de Fátima, começam às 10:25 com a bênção dos ramos e a procissão da realeza de Cristo, no Recinto do Santuário.
 
Segue-se a Eucaristia internacional às 11:00, no Recinto, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
 
Às 14:00 terá lugar a  Via-sacra, no Recinto, e pelas 17:30, vésperas cantadas, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
 
Requiem à memória do Infante D. Henrique, na Igreja da Santíssima Trindade
 
Durante a tarde, o Santuário de Fátima oferece aos seus peregrinos e visitantes um programa cultural de alto nível, com a apresentação do concerto musical “Requiem à memória do Infante D. Henrique”, às 15:00, na Igreja da Santíssima Trindade.
 
A obra vai ser apresentada pela Orquestra Sinfónica de Frankfurt-Wiesbaden, com o coro Schiersteiner Kantorei e solistas de nível internacional, todos eles alemães. Dirige o grupo o maestro Martin Lutz.
 
O “Requiem à memória do Infante D. Henrique” é uma obra da autoria do compositor português Padre António Ferreira dos Santos, Reitor da Igreja da Lapa (Porto). Foi-lhe encomendada pela Comissão Nacional dos Descobrimentos, para encerrar o ano jubilar dos 600 anos do nascimento do Infante D. Henrique.
A primeira audição mundial aconteceu no Mosteiro da Batalha em 1995, no encerramento das Celebrações Nacionais Henriquinas.
 
Após esta estreia, a obra, em língua portuguesa, foi apresentada na Alemanha no Outono de 2009, como o grande momento de encerramento do Festival de Música de Wiesbaden, capital do estado alemão de Hessen, pela orquestra, coro e solistas alemães que agora se apresentam em Fátima.
 
À Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o compositor explica desta forma o seu trabalho:
 
“O Requiem foi concebido, à luz da fé, como uma caminhada do homem, desde a indefinição do seu começar a existir, passando pelas variadas tribulações da vida, as quais têm a sua explicação no pecado dos homens, pecado que gera sombras, esperanças frustradas, sofrimentos, confusões e desesperos, até… pelos méritos de Cristo, chegar à comunhão e absorção Naquele que é o pai do filho pródigo: Deus – Amor - Absoluto”.
 
O concerto terá a duração de 70 minutos, e entradas livres.

Programa da Semana Santa no Santuário de Fátima: https://www.fatima.pt/news/semana-santa 


PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.