21 de novembro, 2021

BANNER_ITINERARIO-DO-ROSARIO-21.jpg

Encontro sobre “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal” regressa no Advento

Escola do Santuário de Fátima volta a propor quatro encontros de formação sobre a importância da oração do Rosário, da sua profundidade e da sua atualidade, no próximo ano pastoral 

 

A Escola do Santuário propõe novamente, em 2021-2022, o percurso O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal. Este itinerário de espiritualidade realizar-se-á progressivamente, em quatro fins de semana, cada um dedicado a um dos conjuntos de mistérios do Rosário, dentro do tempo litúrgico com o qual cada conjunto se sintoniza especialmente: no Advento, de 10 a 12 de dezembro, propõe-se um aprofundamento da oração dos Mistérios Gozosos; de 4 a 6 de fevereiro, no Tempo Comum a proposta incide nos Mistérios Luminosos; de 11 a 13 de março, no tempo da Quaresma será a vez dos Mistérios Dolorosos e de 13 a 15 de maio, no Tempo Pascal, os Mistérios Glorioso. Os encontros iniciarão na noite de sexta-feira e concluirão com a missa dominical das 15h00 no Santuário.

Com este itinerário, pretende-se aprofundar: o sentido do Rosário como prática de oração mariana cristocêntrica; a importância do Rosário na mensagem de Fátima; a evolução do Rosário na história da espiritualidade cristã; a reflexão antropológica e teológica sobre o Rosário; a compreensão do papel mistagógico do Rosário na vida cristã experimentada como existência teologal; o reconhecimento do valor evangélico do Rosário na vida espiritual dos crentes; a valorização do Rosário na vida das comunidades; a descoberta de formas antigas e novas de rezar o Rosário e a prática do Rosário como oração da Igreja no mundo.

Estes encontros, que visam permitir recuperar a consciência e o significado da oração do rosário, da sua profundidade e da sua atualidade, estão abertos à participação de todos revestindo-se de especial interesse para Congregações, Institutos, Associações e Movimentos ligados à Mensagem de Fátima; Membros de Institutos de vida consagrada e movimentos de espiritualidade de inspiração mariana; formadores, catequistas, animadores e outros agentes pastorais; colaboradores, profissionais e voluntários, do Santuário de Fátima.

O itinerário sobre o Rosário, que teve a edição inaugural em maio de 2018 (em formato condensado, ao longo de uma semana) e uma segunda edição entre dezembro de 2018 e maio de 2019 (no formato que agora se volta a oferecer), é dinamizado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima, tendo como equipa organizadora e formadora: padre Francisco Pereira, Ir. Sandra Bartolomeu, André Pereira, Ir. Nanci Leite e Rute Santos.

“O pedido insistente de Nossa Senhora para que se reze o terço todos os dias, ouvido um século depois, leva o Santuário de Fátima a compreender que é sua responsabilidade assumir-se como “escola do Rosário”, para participar no processo de reconhecimento desta prática orante como «um tesouro a descobrir» (João Paulo II)” refere uma nota do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima.

A inscrição no primeiro encontro do itinerário deve ser feita através do formulário digital disponível em https://forms.gle/WUbATaLGjGkppUF4A. Para cada encontro será aberto um processo de inscrições independente, com formulário próprio. Cada encontro tem associada uma taxa de inscrição no valor de € 15,00. No formulário encontram-se as instruções de pagamento. Estão isentos do pagamento do valor da inscrição os funcionários/as e voluntários/as do Santuário de Fátima e os religiosos/as da diocese de Leiria-Fátima. Em maio, no último encontro, também os participantes nos três encontros anteriores ficarão isentos de pagamento da taxa de inscrição nesse encontro conclusivo.

O itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes. A organização acusará a boa receção da inscrição e, após confirmação de pagamento do valor de inscrição e receção do respetivo comprovativo (enviado para [email protected]), confirmará a participação.

Em cada fim de semana, o programa iniciará às 21h00 de sexta-feira, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, e terminará com a missa de domingo, às 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

10 A 12 DE DEZEMBRO / Mistérios gozosos, no Advento

História do Rosário

Os Mistérios da Alegria. Perspetiva bíblica e espiritual

A incarnação. Perspetiva teológica

A alegria de crer, esperar e amar. Perspetiva teologal

Aprofundamento teologal e Partilha da alegria

 

4 a 6 DE FEVEREIRO / Mistérios luminosos, no Tempo Comum

O Rosário no mistério cristão

Os Mistérios da Luz. Perspetiva bíblica e espiritual

O Reino. Perspetiva teológica

Viver e crer, esperar e amar. Perspetiva teologal

Aprofundamento teologal e Partilha da luz

 

11 A 13 DE MARÇO / Mistérios dolorosos, na Quaresma

O Rosário na espiritualidade cristã

Os Mistérios da Dor. Perspetiva bíblica e espiritual

A redenção. Perspetiva teológica

Sofrer e morrer e crer, esperar e amar. Perspetiva teologal

Aprofundamento teologal e Partilha da dor

 

13 A 15 DE MAIO / Mistérios gloriosos, no Tempo Pascal

O Rosário na mensagem de Fátima

Os Mistérios da Glória. Perspetiva bíblica e espiritual

A vida plena. Perspetiva teológica

A glória de crer, esperar e amar. Perspetiva teologal

Aprofundamento teologal e Partilha da glória

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.