24 de agosto, 2021

ICONE-ENCONTRO-III@2x-100.jpg

Encontros na Basílica vão refletir sobre «O caminho que te conduzirá até Deus»: o encontro com Deus como experiência de conversão

O Pe. Rui Ruivo, presbítero da diocese de Leiria-Fátima vai conduzir terceiro de uma série de cinco encontros

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher o terceiro Encontros na Basílica do presente Ano Pastoral. O Pe. Rui Ruivo, presbítero da diocese de Leiria-Fátima, a partir da vida dos Santos Francisco e Jacinta Marto e do episódio do encontro de Jesus com Zaqueu, vai apontar um “caminho de conversão e encontro com Deus possível para qualquer um”.

“Um caminho em que o primeiro passo é de Deus, que vem ao nosso encontro, que nos toca na situação em que nos encontramos, pequenos, frágeis, pecadores. Depois o nosso passo: a curiosidade de quem foi tocado por Deus; uma curiosidade muitas vezes misturada com o medo”, pode ainda ler-se na sinopse do encontro.

Nesta iniciativa os peregrinos serão ainda convidados a refletir sobre “A aproximação a Deus, a alegria do encontro, a mudança de atitudes são alguns dos passos a dar neste caminho de experiência de conversão. O caminho de conversão fica completo quando nos sentimos totalmente em Deus, tal como Francisco e Jacinta completamente mergulhados e a arderem sem se queimarem naquela luz que era Deus”.

Rui Ruivo é presbítero da diocese de Leira-Fátima desde 2019, onde, a partir de setembro próximo, assumirá o cargo de diretor do Seminário em Família, do Centro de Cultura e Formação Cristã, e também do Serviço da Pastoral do Ensino Superior, deixando a função de vigário paroquial da Marinha Grande que exercia desde 2019. É pós-graduado em Contabilidade e Administração e encontra-se a fazer doutoramento em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. É, ainda, conselheiro da Fundação Signis e da Fundação Francisco e Jacinta Marto.

O encontro culmina com um recital de órgão por Davide Barros.  Do programa constam peças de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Olivier Messiaen (1908-1992), Camille Saint-Saëns (1835-1921), e Léon Boëllmann (1862-1897).

Davide Barros iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na Classe de Trompa do Professor Hélder Vales, onde concluiu o Curso Básico Instrumentista de Sopro (2013) e o Curso Instrumentista de Sopro e Percussão (2016). Integrou as Orquestras APROARTE, a Jovem Orquestra Portuguesa e a Orquestra Sinfónica ARTAVE, onde teve oportunidade de trabalhar com os maestros Peter Askim, Pedro Carneiro, Ernest Schelle, Luís Carvalho, entre outros. Apesar de ter obtido vários prémios como intérprete de Trompa – como o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Sopros, Terras de La Sallete, e o 1.º Prémio Adácio Pestana, Nível Médio –, decidiu prosseguir os seus estudos musicais em Órgão, ingressando na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2019, na Classe de Órgão do Professor João Vaz, com quem trabalha atualmente.

Recentemente, apresentou-se no projeto “Concerto dos 6 Órgãos de Tubos”, na Basílica do Palácio Real de Mafra, e no Concerto “Obras para Órgão de Camille Saint-Saëns no Centenário do seu Falecimento”, no Mosteiro dos Jerónimos.

É organista do Santuário de Fátima, desde 2017, e diretor artístico e fundador do Aeternum Vocal Ensemble.

Para esta ano, estão agendados mais dois encontros, pelo padre José Nuno Silva, que falará sobre “A fragilidade como lugar teológico e espiritual” no dia 3 de outubro, dia em que o recital estará a cargo do organista António Mota. O último encontro deste ano pastoral está agendado para 7 de novembro e contará com o recital do organista Sílvio Vicente e com a palestra do diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, André Pereira, que perspetivará Fátima como acontecimento, lugar e mensagem de esperança.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.