26 de outubro, 2020

2020-10-26_Encontro_na_Basilica_2.jpg

“Fátima, escola de santidade” é o tema do último Encontro na Basílica de 2020

Palestra estará a cargo do padre Joaquim da Silva Teixeira, da Ordem dos Carmelitas Descalços. No final do encontro, será apresentado um recital por Filipe Veríssimo, ao órgão e Eliseu Silva, ao violino.

 

O padre Joaquim Teixeira, da Ordem dos Carmelitas Descalços, é o orador da última edição dos Encontros na Basílica deste ano pastoral, que tem lugar a 8 de novembro, domingo, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O sacerdote, que é mestre em Teologia Sistemática, área da Antropologia Teológica, vai abordar o tema “Fátima, escola de santidade”.

A partir da afirmação que dá mote ao encontro, o orador irá apresentar o Anjo e a Virgem Maria como os mestres da “escola de santidade que é Fátima”, e as três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, como os discípulos escolhidos para receberem um ensinamento, uma mensagem do Céu.

“De discípulos, [os videntes] passam a mestres e mistagogos, porque a sua experiência de Deus, palavras e sinais visíveis de conversão, nos induzem a abrirmo-nos ao mistério de Deus”, lê-se na sinopse do encontro, que terminará com um recital pelo organista Filipe Veríssimo e pelo violinista Eliseu Silva, que, em conjunto, interpretarão obras Bach; Schubert; do compositor luso-brasileiro Marcos Portugal; de Tomaso Antonio Vitali. Será ainda declamado o poema “Luz”, de Pedro Valinho Gomes.

Os Encontros na Basílica são uma proposta de reflexão que o Santuário de Fátima oferece desde 2018. Neste ano de 2020, em se assinala o centenário da morte de Santa Jacinta Marto, os encontros apresentaram Fátima como um lugar que convida ao chamamento a uma vida em Deus, abordando temáticas como a vocação batismal à santidade, a conversão como recentramento da vida em Deus e as dimensões de uma espiritualidade cristã à luz da mensagem de Fátima.

O orador desta edição é natural do Marco de Canaveses e sacerdote da Ordem dos Carmelitas Descalços, onde desempenhou os mais variados ofícios. Tem trabalhado na área da Pastoral da Espiritualidade, com a realização de retiros a jovens, casais, religiosas e sacerdotes, e organizado e apresentado comunicações em semanas de estudo, congressos, encontros de oração. É delegado provincial para a Ordem Secular dos Carmelitas Descalços em Portugal e assistente da Associação de Carmelos de Portugal. É também superior da comunidade carmelita em Fátima, na Domus Carmeli, onde realiza com a sua comunidade várias atividades na área da espiritualidade.

O organista convidado, Filipe Veríssimo, é licenciado em Música Sacra, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), especialista em Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto e docente na pós-graduação em Música Sacra da UCP, desenvolvendo, a par destas funções, uma intensa atividade concertística nacional e internacional.

O violinista Eliseu Silva, doutorado em Música e especialista em performance, é também maestro, investigador e docente no Curso de Música Silva Monteiro e na Universidade Católica Portuguesa. Atuou em vários concertos e recitais, também como solista, com diversas orquestras em vários países da Europa, da Ásia e da Austrália. 

O encontro do próximo dia 8 de novembro, que será transmitido em direto em www.fatima.pt, tem entrada livre. Durante a conferência, é obrigatório o uso de máscara.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.