06 de setembro, 2016

3J3A5409.jpg


Enviado do Papa faz conferência de abertura do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional

Cardeal português identifica quatro desafios no fenómeno Fátima
 

O cardeal português D. José Saraiva Martins identificou quatro “grandes mensagens” no fenómeno Fátima: o desafio da oração; o apelo à conversão; a paz e a esperança num mundo melhor.

Na conferência inaugural dos trabalhos do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, proferida esta terça feira à tarde na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, disse que a mensagem de Fátima “dirige-se ao tempo atual” que “é conturbado, mas que apresenta muitos desafios”.

“Hoje devemos ser testemunhas maiores do evangelho e do seu valor e a mensagem de Fátima “pede-nos para rezar e rezar muito”, como Nossa Senhora apelou na quarta aparição, em agosto.

Para o cardeal português o segundo “grande apelo” surge na primeira aparição quando Nossa Senhora questiona os pastorinhos sobre se queriam oferecer-se a Deus.

“Este é um apelo de conversão a que ninguém fica indiferente” referiu o enviado do Papa Francisco ao Congresso promovido pela Pontíficia Academia Mariana Internacional, em colaboração com o Santuário de Fátima e as sociedades marianas espalhadas pelo mundo, no contexto do Centenário das Aparições na Cova da Iria.

“Ninguém pode ficar indiferente à extrema pobreza numa altura em que a humanidade tem tantos instrumentos para a combater”, disse ainda o Cardeal Saraiva Martins identificando este anseio como um apelo à oração pela Paz de forma a que “todos tenham direito à dignidade humana”.

“Rezar pela paz é um apelo essencial da mensagem de Fátima e o melhor modo de o fazer é através da meditação do rosário” precisou o cardeal.

Finalmente, o responsável da igreja católica sublinhou a necessidade que o mundo tem “de espiritualidade e colaboração” entre povos e entre países.

O Santuário de Fátima recebe o 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional entre hoje e domingo, sendo presidido pelo enviado especial do Papa, o cardeal José Saraiva Martins.

Promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas dos diversos países, o congresso tem como tema "O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade".

TAGS

congresso
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.